Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Enquete : Lição de casa para as crianças superdotados. Um mal necessário ou não ???


O que vocês pensam a respeito da lição de casa, no caso das crianças superdotadas acadêmicas? Acham que é um mal necessário ? Ou, se tratando de crianças superdotadas, que absorvem muito rápido o conteúdo da matéria que está sendo estudada, eles não precisam de lição e com isso poderiam usar o seu tempo livre para fazer outras coisas, que inclusive, poderia ser usado na sua área de interesse ou habilidade ?


Bom... acho que vocês já viram qual é a minha opinião.. he he..


E a de vocês ... qual é ?

8 comentários:

  1. Eu acho que quando eles iniciam a escola, é sim um mal necessário, para eles terem uma boa base. Mas, minha filha por exemplo, q tá no jardim, onde os exercícios são exaustivamente repetidos, ela reclama um bocado na hora de fazer. Ela é assim, faz qd quer, qd sente vontade me pede pra fazer o dever, mas tem hora q tenho q ficar em cima pra ela ficar fazendo, pq ela faz um ou dois e n quer fazer mais. Até entendo, pq ela já aprendeu a fazer aquilo, mas é exercício e ela tem q fazer e a prática faz a perfeição. No caso dela ainda é muito impotante por conta do controle motor, mas ela dispersa demais. Eu, sinceramente não sei como vai ser ter que aguentar ela fazendo isso por mais 2 anos de jardim. Pelo menos na escola, ela faz direitinho, sem reclamar, segundo a professora. Acho q pq tá com os colegas e quer mostrar q sabe fazer, já q a turma do 2° período fica na mesma sala, o q é legal, pq eles acabam ensinando algumas coisas p ela q aprende muito mais rápido do q qd a mamãe ensina.

    ResponderExcluir
  2. Eu também tenho dificuldade com meu filho, ele não gosta de fazer atividades repetitiva.
    Será que todos o seperdotados são assim?

    ResponderExcluir
  3. A grande maioria dos superdotados eh assim, sim. Não gostam de atividasdes repetitivas.

    ResponderExcluir
  4. Meu filho tem 7anos e tem SINDROME DE ASPERGER...ele não gosta de fazer lição de casa mas explico pra ele o motivo da qual vem a liçao que a professora manda...ai ele faz...mas comigo do lado...pois ele se distrai com qualquer coisa...ele gosta só de jogos de computador e tocar musica no teclado(ele toca de ouvido nao sabe as notas musicais)...não gosta de brincar com outras crinças, tem muita dificuldade de se socializar,mas já tem acompanhamento com Fono, psicologa e neuropediatra e tambem tem tutora em sala de aula. É DIFICIL pra nós maes que tem um filho especial, pois até os superdotados são especiais.

    ResponderExcluir
  5. Não tenho certeza se sou superdotado, apenas suspeito. Tenho 14 anos e creio que possuo motivos suficientes para acreditar em minha superdotação. Quanto a lição de casa, penso que deve ser aplicada a todos, independentemente de uma superdotação ou não. Ora, se os superdotados já são muitas vezes discriminados pelos outros alunos por suas habilidades, seriam mais ainda se fossem poupados do "fardo" que é a lição de casa.
    Eu, por exemplo, consigo fazer muitas lições de casa na própria aula. E em casa consigo faze-las rapidamente. Logo, tenho tempo de sobra.

    ResponderExcluir
  6. Legal, Rafael a sua posição. Concordo !

    ResponderExcluir
  7. O meu filho de 13 anos parou de fazer as lições de casa, simplesmente diz que isso não acrescenta nada a ele (vale ressaltar que continuou tendo um excelente resultado acadêmico). Quando os professores vem cobrar a lição ele diz: "Você já sabe que eu não faço lição de casa". Em alguns casos ele deixa de ficar com nota máxima porque não fez tarefas de casa que valiam nota. Ainda assim os professores o elogiam e parabenizam pelos excelentes resultados. Acho que essa questão da lição de casa deveria ser trabalhada junto com uma série de outros aspectos da educação das crianças SD.

    ResponderExcluir
  8. Minha filha já demorou 4 horas para fazer duas folhas de lição! Ela não quer fazer de jeito nenhum! A professora inclusive ja me chamou por causa disso. Conversei com ela que faz parte da sua responsabilidade mas sinceramente nao sei se estou certa! Como o Rafael disse, se ela não fizer os outros reclamam, se ela fizer uma liçào diferente ou não fizer nenhuma a mesma coisa... ainda não sei a resposta para essa questão! e o pior é que e escola também nao!!!

    ResponderExcluir