Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

LIMINAR PARA MATRICULAR CRIANÇA QUE AINDA NÃO COMPLETOU SEIS ANOS NO PRIMEIRO ANO EM 2.012




O JUDICIÁRIO ANDA ESQUENTANDO E AS NOTÍCIAS SÃO AS MELHORES POSSÍVEIS !

CONSEGUI 160 (cento e sessenta) LIMINARES, PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO DA MATRÍCULA DE OUTRA CRIANÇA, NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2.012, POIS ELA ESTAVA IMPEDIDA DE SER MATRICULADA POR FORÇA DA DELIBERAÇÃO (RESOLUÇÃO) DO CONSELHO DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO Nº 73/2.008.


OU SEJA, O JUDICIÁRIO PAULISTA ESTÁ RECONHECENDO QUE AS CRIANÇAS TEM QUE TER O SEU DIREITO À EDUCAÇÃO CONTINUADA GARANTIDO !!!
MUITO FELIZ !!!

86 comentários:

  1. Cláudia, tenho um filho que avançou de ano na escola (ainda no ensino infantil) e fiquei apreensiva com a notícia de que a partir de 2012 apenas os que tiverem 6 anos poderão passar para o 1 ano do ensino fundamental. Busquei informações a respeito e soube que a regra não alcança a rede privada. Vc poderia, por favor, me esclarecer sobre o caso? Obrigada. Nina

    ResponderExcluir
  2. Nina. A informação que te deram não procede. O GEDAI que é o órgão responsável pelo cadastramento de todas as matrículas e realização do censo escolar não está permitindo que as crinças fora de sua faixa etária seja matriculada em séríe incompatível. Peça para a escola do seu filho te comprovar em qual série o seu filho está inserido no GEDAI, que pertence á Secretaria da Educação. Isto porque, desde a instituição da Resolução 73/2008 que determinou que só vão poder ser matriculados no primeiro ano do ensino fundamental as crinças que completarem seis anos até 30/06, o GEDAI tem vetado toda matrícula de criança que não estiver em sua série compatível.

    Isto vale tanto para as escolas públicas, quanto para as particulares.

    Nas escolas públicas, contudo, a data de corte é nascidos até 30/03, enquanto que, para as escolas particulares, por enquanto, a data de corte é nascidos até 30/06.

    Quantos anos o seu filho tem ? Em qual mês ele completa anos ? Em qual série da educação infantil ele está ? Quantas séries faltam para ele terminar a educação infantil ?

    Advogo para seis escolas particulares, para diversos alunos com a questão da primeira série.

    Sugiro que vc peça para a secretaria da escola dos seus filhos te mostrar documentalmente, em qual série o seu filho está matriculado perante o GEDAI (Secretaria da Educação).

    Outra coisa é que o laudo de uma criança que precisa ser acelerado tem que ser bem elaborado, abordando não somente o laudo pedagótico, cognitivo, mas, também o lado emocional. O laudo também tem que denominar a criança como superdotada e indicar a necessidade da criança ser acelerada... Se vc tiver interesse ou se o seu filho ainda não foi avaliado, posso lhe sugerir uma equipe de psicólogos especializados em altas habilidades / superdotação para que vc tenha tempo para fazer o laudo e apresentar no momento oportuno.

    Claudia Hakim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dra, como consigo um exame para meu filho que tem características especiais de um superdotado?

      Excluir
  3. Cláudia, meu filho fez 3 anos em abril. Considerando a série para a qual ele foi adiantado, deveria chegar ao 1 ano em 2013, ou seja, no ano em que completará 5 anos e não 6. Como ele ainda é muito novinho, não foi avaliado. Outra coisa, moro fora de SP e me parece q a regra para o resto do país é mesmo a de q a criança tem que completar 6 anos até 30/03. É isso mesmo? Muito obrigada pelas informações! Nina

    ResponderExcluir
  4. Nina : Cada Estado tem adotado um critério diferente, oscilando entre 30 de março ou 30 de Junho.. Não sei qal é a regra aonde vc mora. O ideal seria vc consultar a diretoria de ensino da qual a escola de seu filho está matriculado para saber, a data de corte e a real situação dele, perante a Secretaria de Ensino.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Cláudia, eu e mais outras mães estamos com este mesmo problema. Nossos filhos nasceram depois de 30/06/2006 e por isso não poderão ir para a primeira ano do ensino fundamental, já procuramos advogado, e até o promotor de justiça, mas eles não sabem o que dizer. Queremos entrar com um pedido judicial para que nossos filhos tenham seus direito garantidos, e sejam matriculados. Poderia nos orientar? Mesmo que eu tenha que ir até SP, falar com você, grata, Andréia.

    ResponderExcluir
  6. Andréia. Tenho atendido a pais que têm filhos, nesta mesma situação, de fora da Capital. Em geral, eu faço o processo e entrego para os pais distribuírem e acompanhare em suas cidades. De onde vc é ? Quantas crianças são ? Estas crianças já foram avaliadas por alguma psico pedagoga ? Escreva para o meu e-mail, contando estas informações : claudiahakim@uol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite, minha filha está matricula na última fase da pre escola. Fui renovar a matricula que foi recusada. A escola quer que ela repita o infantil III em virtude da lei, pois ela completa 6 anos em agosto de 2012. Você pode fazer uma liminar nesse caso

    ResponderExcluir
  8. Escreva para mim (claudiahakim@uol.com.br)que eu te dou as informações necessárias, referentes aos casos em que tenho impetrado Mandado de Segurança para conseguir a liminar. Já entrei com mais de 20 Mandados de Segurança e, por enquanto, somente 4 foram julgados, mas com liminar em todos estes casos. Quando me escrever, por favor se identifique, pois não consta o seu nome, em seu comentário.

    ResponderExcluir
  9. meu filho completou 5 anos em maio de 2011 so aceitaram matricular ele no pre I em 2012 ,ele vai completar 6 anos e nao aceitam sua matricula no 1ºano
    o que posso fazer?

    teresinha

    ResponderExcluir
  10. meu filho completa 6 anos em maio de 2012. O que fazer pra matricular ele no 1º ano?

    ResponderExcluir
  11. Claudia m, meu filho tem 5 anos e avançou pro 1 ano agora em setembro, pois estava perdendo o interesse pelas aulas no jardim II, e já tendo a experiencia com minha filha de 14 anos que hoje cursa o 2º ano na IFPA do curso de designer de Interiores, como sabia da sua capacidade pedi que a diretora o colocasse no 1 ano,ela aceitou deixando claro de antemão que ele repetiria o 1º ano em 2013 mesmo tendo sido avaliado e sendo notória sua capacidade, as professoras o mantem refém do Jardim II, em classe em quanto os colegas fazem o dever do 1 ano ele tem que fazer os deveres do jardim e já começou a mostrar desinteresse pelas aulas,conversei com a diretora e ela disse que tem que manter as normas, me esclareça por favor,ele pode passar pro 2º ano,fará 6 anos em 18/06.

    ResponderExcluir
  12. Estou passando pela mesma situação da lívia (que postou acima) . Você por favor pode me indicar um psicopedagoga para eu passar o meu filho?

    ResponderExcluir
  13. Livia. DE onde vc é ? Seu filho não pode e não deve voltar de ano ! Ele tem direito adquirido de frequentar a série em que está. Mas, os argumentos ficarão mais sólidos se vc conseguir comprovar, através de um laudo a ser realizado por uma psicóloga que ele tem altas habilidades / superdotação e condições emocionais de acompanhar a série em que está. Uma vez comprovada a superdotação dele, ele pode seguir na série em que ele está e vc deve contratar um advogado para regularizar a matrícula dele, na secretaria da Educação. Existem direitos que amparam as crianças superdotadas, de serem aceleradas. Então, meu conselho é vc procurar avaliar o seu filho e, uma vez constatada a superdotação dele, entrar com mandado de segurança, para garantir a matrícula dele, na série em que está e, em caso de aprovação, na série seguinte, para 2.013 !

    ResponderExcluir
  14. Clayton. Primeiramente, queria saber se o seu filho está cursando, também, o primeiro ano e em qual ano e mês ele nasceu. Pq o filho da Livia nasceu em 2.007 e está cursando em 2.012 o primeiro ano e ela pretende que ele curse, em 2.013, o segundo ano. A situação do seu filho é esta, ou a de uma criança, que nasceu depois de 30/06 de 2.007 e está terminando a Educação Infantil, agora em 2.012 e pretende se matricular, em 2.013, no primeiro ano ? São situações distintas, pois na situação do filho da Lívia, estamos diante de um caso de aceleração de série, que pode ser regularizado por conta da superdotação e seus fundamentos jurídicos próprios. A segunda hipotese que eu elenquei (criança nascida depois de 30/06 de 2.007, que terminou a educação infantil e pretende se matricular no primeiro ano) não é caso de aceleração de série , mas, de direito de progressão de série, com outros fundamentos jurídicos, mas, tb possível de ser regularizada.

    Em relação à indicação de uma psicopedagoga, dependendo do caso posso, sim, lhe indicar uma e outra profissional, para cada caso específico. Mas, preciso saber, antes de mais nada, de onde vocês são (cidade e estado).

    Se quiserem, podem, também, me escrever : claudiahakim@uol.com.br


    Abraços,

    Claudia Hakim

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. NBS : você devera contratar um advogado e entrar com mandado de seguranca requerendo liminar para que ele permaneca no primeiro ano em 2.013.

      Você tem a negativa (recusa) da diretoria de ensino ou da escola por escrito ?

      Querendo contratar os meus servicos, ligue pra mim : (11 3511 3853) ou 11 9 99105070 ou me escreva : claudiahakim@uol.com.br

      Att.

      Claudia Hakim

      Excluir
  16. Boa tarde Cláudia!
    O meu filho tem 6 anos e faz aniversário em 27/05, ele atualmente frequenta o 1° ano em uma escola particular que está desde o maternal, devido a imaturidade dele no ano passado questionamos a escola se ele não deveria ficar no jardim II novamente, mas escola disse que não seria necessário e nos convenceram que poderia ir para o 1° ano, só que agora no final do ano e após contratarmos professores particulares e passagens em psicopedagogos, através de laudos nos informaram que nosso filho deveria fazer o 1° ano novamente, só que segundo a diretoria de ensino daqui de Jundiaí isso não é possível. Como devo proceder? Agradeço desde já a atenção.
    Nilson

    ResponderExcluir
  17. Claudia, tenho um filho de 5 anos (26/7/2007), que matriculei neste ano no 1 periodo, porém desde o inicio ele veio apresentando muita facilidade de aprendizado, decidimos fazer os relatórios para ver se conseguimos pular 1 série e ele, no ano 2013 ser matriculado no 1 ano fundamental. Você tem conhecimento de profissionais preparados para realizar esses teste no Estado do MT? Poderia me dar umas sugestões? Paula

    ResponderExcluir
  18. Paula Leite, em primeiro lugar, a discussão que pesa sobre o seu filho (mátricula de criança no primeiro ano, que só vem a completar 6 anos depois de 31/03) não necessariamente é matéria que envolva a superdotação. Da superdotação, trataremos a seguir. O que eu quero te dizer, é que se você conhecer alguma psicóloga que atestes a aptidão do seu filho, para cursar o primeiro ano do fundamental em 2.013 ou a antiga escola do seu filho, lhe entregar uma declaração atestando que ele tem condições psicopedagógicas de cursar o primeiro ano do ensino fundamental em 2.013, você consegue discutir esta questão com a tese de mandado de segurança de idade/corte, sem ter que ficar discutindo ou abrindo a discussão de direito do aluno superdotado acadÊmico ser acelerado de série.. porque.. respondo em seguida.

    Porque a avaliação para saber se uma criança é superdotada é longa. Em geral, é feita por psicólogo de 8 a 10 sessões, aonde são aplicados vários testes, comportamentais, de inteligência, e aonde é avaliado o emocional da criança, bem como outras características, tais como o envolvimento da criança com o conhecimento, a motivação, a criatividade, etc.. Enfim.. como vc está, praticamente, com a corda no pescoço, meu conselho é para que, vc procure algum psicólogo que lhe dê esta declaração ou a própria escola que ele estudou, para que você entre, já, com o mandado de segurança , discutindo a idade/corte no seu estado. Caso vc não conheça nenhum advogado que atue nesta área, eu posso fazer a peça mais importante, que é a petição inicial e vc contrata um advogado ou estagiário de direito, só para acompanhar o processo. Pode até ser você mesma que acompanhe, se quiser.

    Em relação à avaliação para saber se seu filho tem altas habilidades, procure entrar em contato com : Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação - NAAH/S - MT
    Endereço: Rua Major Gama , 700 - - CEP: 78200-021 - Cuiabá / MT
    Fone: (65) 8122-4618 / 3613-6373 / 3613-63266
    E-mail : naahs.mt@seduc.mt.gov.br

    Coordenador(a): Prof.ª Nagila Edilamar Vieira Zambonatto
    Equipe: Prof.ª Nagila Edilamar Vieira Zambonatto
    Fones: (65) 8122-4618 / 3613-6373 / 3613-63266
    E-mail: nagilazambonatto@hotmail.com

    José Romildo Magalhães
    Fones: (65) 3644-7826 / 3613-6373
    E-mail: jose.magalhaes@seduc.mt.gov.br

    Marcia Aparecida Molinari
    Fones: (65) 8114-4933 / 3623-7470 / 3322-1588
    E-mail: marciamolinari_95@hotmail.com

    Não sei se no NAAH´s daí de Mato Grosso tem psicólogos que fazem a availação, ou se está é feita pelos pedagogos de lá. Cada Estado age de uma forma. Se houver interesse em aproveitar estas férias e trazer o seu filho, para SP, para ser avaliado, aqui, me avise, que eu te indico o Núcleo de Atenção à Superdotação e uma das psicólogas especializadas em altas habilidades faz a avaliação prá vc e vc pode tb entrar com o mandado de segurança pedindo a aceleração dele pela superdotação.

    ResponderExcluir
  19. Olá, estou tendo um problema com a minha filha de 4 anos, ela vai fazer 5 anos dia 02 de abril desse ano, ela fez o maternal e o 1º período, mas a escola tem a documentação dela como se ela estivesse em 2012 só cursado o maternal, ña verdade ela estudou na sala do 1º período e a escola agora não quer deixar matricula-la bo 2º período, quer que ela repita, pq só poderia se ela tivesse nascido até 30/03 e ela nasceu 02/04, mas ela é super inteligente, muito avançada, já levei numa psicóloga e ela disse que seria um prejuízo ela repetir, pq está avançada, sem falar na questão emocional, de ver todos seus amiguinhos em outra turma e ela não, estou apavorada, o q devo fazer. Dayane Guedes. email de contato: dayanemouras@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, estou com problema de matricular minha filha de 4 anos, pois ela fez o maternal e o primeiro período, e nesse ano iria para o segundo período, só que a escola só tem documentação dela como tivesse feito só o maternal, e na verdade ela fez o primeiro período, mas como ouvinte e agora ela teria que repetir o primeiro ano só pq nasceu em 02/04, e só podem os nascidos até 30/03, vai ser um atraso p ela repetir, o que eu faço, ela já está praticamente alfabetizada, bem adiantada, sem falar na questão emocional de ver os colegas indo para outra turma e ela repetindo, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  21. Olá, Dayane. Encaminhei a resposta para o seu e-mail, indicado acima. Vc deve contratar um advogado e ingressar com um mnadado de segurança e pedir uma liminar que autorize a escola matricular a sua filha na série pretendida. De qual Estado você é ? Ademais, seria interessante vc avaliar a sua filha para saber se ela tem altas habilidades, pois vc ns conta, que ela já está quase alfabetizada, mesmo com 4 anos, o que é considerado precoce. Havendo interesse, entre em contato comigo, que eu te indico um lugar e pessoa para fazer a avaliação da sua filha, nesta questão e, caso você não resolva a questão dela pela idade / corte e os argumentos jurídicos pertinentes à esta tese, vc pode tentar pela aceleração de série para crianças superdotadas, uma vez que ela seja diagnosticada como tal.

    ResponderExcluir
  22. Sou Coordenadora de uma escola pública e tenho um aluno que está matriculado na Educação Infantil por conta da Decreto da Lei dos 9 Anos do Ensino Fundamental, mas que assiste as aulas na turma de 1º Ano. Preciso de respaldo legal para progredi-lo e as liminares que você conseguiu serviriam de jurisprudência para ajudá-lo. Por favor, publique o número da liminar, para que posso usá-la a favor de meu aluno. Agradeço, Iara

    ResponderExcluir
  23. Sou Coordenadora de uma escola pública e tenho um aluno que está matriculado na Educação Infantil por conta da Decreto da Lei dos 9 Anos do Ensino Fundamental, mas que assiste as aulas na turma de 1º Ano. Preciso de respaldo legal para progredi-lo e as liminares que você conseguiu serviriam de jurisprudência para ajudá-lo. Por favor, publique o número da liminar, para que posso usá-la a favor de meu aluno. Agradeço, Iara

    ResponderExcluir
  24. Olá, Iara. Sugiro que vc entre em contato com a diretoria de ensino da qual sua escola é vinculada e a informe sobre a sentença proferida no autos desta ação civil pública impetrada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo e Município de Atibaia, referente à data corte e vocês,enquanto escola, já podem avaliar os alunos que estão aptos para cursarem o primeiro ano (mesmo que eles tenham nascido depois de 31/03), nos termos desta sentença aqui. Inclusive peça para que a diretoria de ensino regularize a matrícula deste aluno, com base e fundamento desta sentença, daqui :

    Processo nº: 0013403-72.2012.8.26.0048
    Classe - Assunto Ação Civil Pública - Liminar
    Autor: Ministério Público do Estado de São Paulo
    Réu: Estado de São Paulo e Município da Estância de Atibaia

    Juiz(a) de Direito: Brenno Gimenes Cesca

    Ante o exposto, julgo os pedidos procedentes para, tornando definitiva a tutela provisória (fls. 330/331), determinar aos requeridos que, sob pena de multa diária de R$ 500,00 por aluno não atendido:

    a) permitam a matrícula de crianças que completarem, em qualquer data do ano letivo em curso, a idade padrão para a série correspondente nas etapas iniciais do ensino fundamental e/ou infantil;

    b) providenciem, caso haja requerimento dois pais ou responsáveis legais interessados ou iniciativa do dirigente regional de ensino, reavaliação pedagógica, educacional e individual do aluno, para decisão de eventual ingresso ou transferência na série pretendida.


    0013403-72.2012.8.26.0048 - lauda 9

    Sem custas, despesas e honorários, na forma da lei.

    Sem reexame necessário, à falta de valor certo da condenação, ex vi do art. 475, § 2º, do Código de Processo Civil.

    Atibaia, 02 de maio de 2013.

    ResponderExcluir
  25. Olá Claudia

    Minha filha nasceu em 11/08/08 e atualmente estuda na última série do ensino infantil. Não conseguirei matriculá-la no 1° ano ano quem vem devido a idade e gostaria de entrar como uma liminar. Quais documentos precisarei para que tenha uma sentença favorável?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Olá, Camila Souza,
    De onde vc é ?

    Você vai precisar contratar um advogado, que fará o mandado de segurança. Ele vai te orientar sobre os documentos que ele entender necessário.

    Se houver interesse na contratação dos meus serviços, me escreva : claudiahakim@uol.com.br

    Atenciosamente,

    Claudia Hakim

    ResponderExcluir
  27. Meu filho fconcluiu o Jardim I (equivalente ao Pré I) em escola particular; ocorre que em 2014 não poderemos continuar pagando, por isso queremos colocá-lo na rede pública, mas infelizmente querem que ele repita um ano, pois ele fará 5 anos em 19/08/2013. Posso entrar com um mandato de segurança? Estou muito apreensiva, ele foi ótimo na escola, as avaliações tiveram um ótimo resultado e entendo que repetir de ano nesse caso, atrapalha o seu nível de interesse...

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde, eu tive problemas com minha filha também, ela fez o maternal com 2 anos agora em 2013, porém a escola não vai progredi-la por dizer que depois pode até desestimular.
    Na sala ela era 1 ano mais nova que todos e a professora e a coordenadora falavam que ela tinha uma inteligencia acima da média, era a mais inteligente da sala, mas mesmo assim não quiseram avança-la e eu acabei mudando ela de escola porque ela chorava querendo ir para o jardim I, nessa nova escola conversei com a coordenadora da educação infantil e com a diretora e contei tudo o que ela já sabe, nunca fez inglês e já conta em inglês, compreende falas nos filmes em inglês, sabe produzir letras no papel, somar, subtrair (contas simples com os brinquedos), sabe direita e esquerda, ela tem uma curiosidade enorme (recentemente estava interessada nas piramides) e um excelente raciocínio, na nova escola já me disseram que ela vai ter que refazer os conceitos básicos e que ela realmente esta super avançada pra idade dela, mas não podem fazer nada. Eu fico com medo que em 2014 ela acabe se desinteressando, não acho que ela seja superdotada, mas ela realmente tem uma inteligencia acima da media, ela não gosta de brincar com crianças da idade dela, chama elas de bebês (rsrs), Pelo blog diz que você é mãe de crianças superdotadas, me diga há a possibilidade de ela perder o interesse já na educação infantil? Tem como avança-la na escola, mas depois de já iniciado o ano letivo? (quero saber primeiro se ela vai ficar entediada ou vai levar de boa a repetição das coisas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que vc aproveite Em favor dela o direito adquirido e ingresse já com mandado de segurança, de forma a garantir a matrícula dela, no jardim I em 2014. Não deixe pra dos. De que mês e ano ela é e de qual cidade vc é ?

      Excluir
    2. Pergunta como saber identificar crianças superdotadas?
      Sei que deve ser fadonho pra você mas vou colocar um pouco da minha filha (já que com a idade que tem não dá pra fazer avaliação de QI), Ela foi precoce em tudo com 3 meses ela conseguiu atravessar a barreira de travesseiros da cama e caiu, engatinhando. Quando levava na pediatra e ela fazia os testes de desenvolvimento ela sempre ia além da idade a médica até falava que ela era inteligente demais, ela ficou em pé sozinha e andou segurando com 8 meses, com 10 andou sozinha, antes de 1 anos já falava, com 1 ano e meio ela conseguia conversar com a gente sem cometer erro de gramatica, até palavras como água e quatro ela falava corretamente, nem me lembro quando ela aprendeu as cores e a formas, mas sei no inicio de 2013 ela entrou na escola já sabendo as cores em português e em inglês e já sabia as formas.
      Esse ano no maternal ela evoluiu demais, a professora disse que ela conseguiu atingir todas as expectativas tanto no raciocínio quanto na motora (mesmo sendo a mais nova da sala), se eu escrever uma frase pra ela e colocar o nome dela, da prima, meu, do pai, ela consegue identificar qual é qual, todos os adultos que conversam com ela ficam bestas com as respostas que ela dá. Meu esposo disse: Filha me dá uma moto. Não papai só quando a sua quebrar. Mas eu quero uma de cada cor. Já sei papai, vamos comprar tinta e pintar a sua de colorido, ai você vai ter todas as cores.
      Meu cunhado levou ela pra dormir na casa dele com sua filha de 5 anos e a priminha dela de 5 tb, as 3 estavam deitadas e ele foi contar a história dos 3 porquinhos, só que ele trocou os personagens e colocou elas, e trocou a história, ai ele contou que elas construirão a casa e quando ele terminou de falar da última casa, ele disse que ela já levantou e disse que queria vir embora, porque o lobo mal ia aparecer e comer os porquinhos. Nenhuma das duas meninas tinham ainda compreendido que era essa a história.
      Ela queria saber o que era piramide e eu mostrei um video do discovery na escola, quando o video acabou ela disse: Entendi a piramide é casa do faraó, depois de vários dias eu disse que iamos na praia e ela disse: Então podemos fazer uma piramide, porque ela é feita de areia!
      Em julho nas ferias a gente brincando ela disse: Mamãe como escreve seu nome? Eu respondi, daqui a pouco eu olhei e ela tinha escrito meu nome no papel, só que hoje quando eu falo pra ela escrever ela diz que não sabe e não faz. Ela sabe contar até 20 as vezes chega no 29, mas quando eu peço ou alguém ela não conta nem até 5. Então fico perdida, as vezes acho que ela é superdotada, mas as vezes acho que não. As vezes até errado ela fala, só que são palavras que eu sei que ela sabe falar. Assistindo filmes ela consegue compreender o que está acontecendo, porque o personagem está triste, o que aconteceu (minhas sobrinhas mais velhas que ela muitas vezes não compreende o desenrolar do filme), sei lá, fico confusa e até com medo, porque moro em uma péssima região, para achar uma escola decente já foi super difícil, uma coisa é clara, uma criança normal ela não é, mas até onde vai a inteligencia dela eu não sei. Porque todas as crianças que conheço da idade dela são bem inferiores no raciocínio, até as crianças mais velhas que ela. Ah, ela também é super imaginativa, ela muda de nome, tem primas, primos, amigos que não existem e conta histórias cheia de detalhes do que aconteceu com e seus amigos - Sei que é tudo imaginação, porque fico em casa com ela, rsrs - E ela adora ballet, fez na escola aulas (bem simples) e hoje em dia ela vê o desenho da barbie e as sapatilhas magicas e fica imitando os passos, e ela chora que não sabe fazer o passo, fica irritada. Enfim, quais são os sinais do superdotado?

      Excluir
    3. Procure pelos artigos, no meu blog, sb as características de uma criança superdotada ! Tem bastente artigos sb este assunto.

      Excluir
    4. Olá, vou procurar. Ah, sobre a pergunta anterior pensei que tinha respondido. rs. Ela nasceu em 20/10/10 e moramos em São Paulo.

      Excluir
    5. VEJA NESTES LINKS AQUI, do meu blog :

      http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com.br/2013/12/caracteristicas-mais-comumente.html

      http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com.br/2013/09/caracteristicas-de-criancas-superdotadas.html

      http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com.br/2013/07/comportamento-de-uma-crianca-superdotada.html

      http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com.br/2013/06/questionario-para-ajudar-os-professores.html

      Excluir
  29. Claudia, bom dia, minha filha está no mini maternal, onde as crianças completam 2 anos até julho deste ano, porém ela completará 3 anos, em novembro, e gostaria que ela estivesse no maternal. Fizeram ela entrar um ano atrasada pela lei da idade, porém ela está muito além das crianças da turma dela.....são muito bebês, e ela já fala tudo, sabe todo o alfabeto, todos os animais, como rinocerontes e hienas, faz leitura das letras em muros e outdoors, sabe todas as cores e não somente as primárias, enfim, a professora falou que ela sabe tudo o que vão ensinar, faz todas as tarefas e ainda vai ajudar os amiguinhos a fazer! Ela não está evoluindo nada nesta série, e precisaria estar na turminha da frente, onde já estão com 3 aninhos! Já vai ao banheiro sozinha....ela acompanharia facilmente na turma adiante....como poderia proceder para que ela passe neste meio do ano para a próxima turma? tem como? Obrigada, Eloá Dalla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eloa. Mande email pra mim : claudiahakim@uol.com.br e me diga de qual cidade e estado você é e se isso já foi conversado.com a escola.e.o que a escola acha da sua filha passar para a serie seguinte.

      Excluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Ola, Claudia. Meu filho fará 6 anos dia 28/09/14, esta cursando o primeiro ano do ensino fundamental, mas matriculado no segundo perido, Ele lê, escreve, interpreta, faz contas, enfim é o aluno destaque da turma e acompanha os colegas nas conversas e brincadeiras, alem de desenvolver as atividades com muito sucesso. Como posso regularizar a situação dele para que nao tenha que repetir ja que é considerado o melhor aluno da turma? Ele é curioso, questionador e assimila com muita facilidade as coisas. Moramos em Governador Valadares, Minas Gerais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lila. Você deve contratar um advogado especializado em educação, para ingressar com mandado de segurança para regularizar a matrícula dele, neste ano no primeiro ano do ensino fundamental, de forma que ele possa prosseguir a sua escolaridade, como vem fazendo. Não aceite a retenção de série. Eu atuo em todos os estados do Brasil. Havendo interesse em contratar os meus serviços, me escreva : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  32. Olá Claudia! minha filha completará 06 anos no dia 23/09/2014. Atualmente cursa o jardim II e ano quem vem irá para o 1o ano do ensino fundamental.
    Teria condições de minha filha pular uma séria e ir direto para o 2o ano?
    como devo fazer? sou de São Paulo, Capital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Estela ! Sua filha poderá ingressar com ação judicial visando a aceleração de série , deixando de fazer o primeiro ano do ensino fundamental, neste caso, somente se ela for aluno com altas habilidades / superdotação, pois o artigo 24 da Lei de Diretrizes Básicas da Educação proíbe a reclassificação de série no primeiro ano, porém, o entendimento legal é de que o aluno com altas habilidades é aluno de educação especial e como tal não segue a proibição contida no referido artigo 24. Porém, para saber se seu filho é aluno com altas habilidades, você teria que encaminhá-lo para uma avaliação. Se você quiser tentar ingressar com ação judicial, ainda que ele não tenha altas habilidades, também tenho uma tese neste sentido,. mas, é mais difícil de conseguir. Mas, se você achar que seu filho está muito desestimulado, vale à pena tentar. Havendo interesse em saber mais detalhes sobre isto, entre em contato comigo através de meu e-mail : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  33. Bom dia Cláudia,

    gostaria de lhe escrever sobre a capacidade didática de meu sobrinho mas o email que lhe enviei retornou.

    Você teria outro correio eletrônico?

    Sds,

    Eugênia Santos

    ResponderExcluir
  34. Bom dia Cláudia,

    gostaria de lhe escrever sobre a capacidade didática de meu sobrinho mas o email que lhe enviei retornou.

    Você teria outro correio eletrônico?

    Sds,

    Eugênia

    ResponderExcluir
  35. Desculpe, eu havia errado seu email. Reencaminhei novamente.

    ResponderExcluir
  36. Olá, meu filho estava cursando a pré escola em Porto Alegre, onde a data de corte é 30 de março. Porém este ano ele iniciou o primeiro ano lá. Em Abril tivemos que nos mudar para São Paulo. Para a idade dele, ele esta compatível com o segundo ano. Ele já sabe ler e escrever, e fez provas finais de primeiro ano desta escola e foi bem. Ou seja, ele tem capacidade de estar no segundo ano.
    A escola no entanto esta alegando que por recomendação da secretaria de educação, ele não pode pular o primeiro ano!
    Isto realmente procede? Eu teria que entrar com algum mandato judicial?
    obrigada

    ResponderExcluir
  37. Olá, moro no Paraná e pela nova regra do ensino fundamental, de nove anos, nas escolas publicas, as crianças que completam 5 anos até 31/12 devem ser matriculadas no primeiro ano.
    No ano passado não consegui vaga na escola publica para meu filho, pois precisava de uma vaga em período integral e só consegui vaga em meio período. Por não ter outra opção na época fiz sua matricula em uma escola particular, no entanto a regra para escola particular era diferente, ele teve que ser matriculado no pré III novamente. Porém notei que as atividades que ele fazia na particular no pré III eram compatíveis com as atividades de minha sobrinha que estava no primeiro ano na escola publica.
    Neste ano, quando consegui a vaga na escola publica, ele foi matriculado no primeiro ano. Durante todo o ano ele foi destaque na turma se mostrando mais desenvolvido e mais ágil que os demais, sua professora sempre diz que é o primeiro a terminar as atividades e que as mesmas estão sempre corretas. Diz também que ele faz as atividades enquanto ela ainda está explicando para o restante da turma, que tem muita facilidade para entender e pega as coisas muito rápido, que ela só inicia a explicação e ele já começa a fazer. Por saber ler melhor que os demais, muitas vezes ele mesmo lê o enunciado da atividade e a realiza. Foi lançado um concurso de leitura na escola para os alunos maiores e ele quis participar, sendo o único da sala a se interessar pelo concurso, pois já sabia ler. Sempre muito dedicado, e responsável com o estudo, sempre gostou muito, tanto que quando começou a vir às tarefas isso era a primeira coisa que fazia antes de qualquer outra coisa. Mesmo que os amigos chamassem no portão ele sempre se comprometia primeiro em terminar a tarefa para depois brincar. Ele tem me cobrado demais pelo fato de estar um ano atrás, que já deveria estar no segundo ano e, notei que isso tem prejudicado seu rendimento e seu emocional, percebo que às vezes fica desestimulado por isso.
    A secretaria de educação faz vistorias nas escolas, recolhendo os cadernos dos alunos para avaliar. O caderno do meu filho foi o escolhido pela secretaria nas duas avaliações realizadas durante o ano.
    Queria saber se existe a possibilidade, alguma lei que me ampare, para passá-lo do primeiro para o terceiro ano, uma vez que tem condições de acompanhar e sua idade estará compatível com a série na regra da escola públicas do meu estado?

    ResponderExcluir
  38. Olá, moro no Paraná e pela nova regra do ensino fundamental, de nove anos, nas escolas publicas, as crianças que completam 5 anos até 31/12 devem ser matriculadas no primeiro ano.
    No ano passado não consegui vaga na escola publica para meu filho, pois precisava de uma vaga em período integral e só consegui vaga em meio período. Por não ter outra opção na época fiz sua matricula em uma escola particular, no entanto a regra para escola particular era diferente, ele teve que ser matriculado no pré III novamente. Porém notei que as atividades que ele fazia na particular no pré III eram compatíveis com as atividades de minha sobrinha que estava no primeiro ano na escola publica.
    Neste ano, quando consegui a vaga na escola publica, ele foi matriculado no primeiro ano. Durante todo o ano ele foi destaque na turma se mostrando mais desenvolvido e mais ágil que os demais, sua professora sempre diz que é o primeiro a terminar as atividades e que as mesmas estão sempre corretas. Diz também que ele faz as atividades enquanto ela ainda está explicando para o restante da turma, que tem muita facilidade para entender e pega as coisas muito rápido, que ela só inicia a explicação e ele já começa a fazer. Por saber ler melhor que os demais, muitas vezes ele mesmo lê o enunciado da atividade e a realiza. Foi lançado um concurso de leitura na escola para os alunos maiores e ele quis participar, sendo o único da sala a se interessar pelo concurso, pois já sabia ler. Sempre muito dedicado, e responsável com o estudo, sempre gostou muito, tanto que quando começou a vir às tarefas isso era a primeira coisa que fazia antes de qualquer outra coisa. Mesmo que os amigos chamassem no portão ele sempre se comprometia primeiro em terminar a tarefa para depois brincar. Ele tem me cobrado demais pelo fato de estar um ano atrás, que já deveria estar no segundo ano e, notei que isso tem prejudicado seu rendimento e seu emocional, percebo que às vezes fica desestimulado por isso.
    A secretaria de educação faz vistorias nas escolas, recolhendo os cadernos dos alunos para avaliar. O caderno do meu filho foi o escolhido pela secretaria nas duas avaliações realizadas durante o ano.
    Queria saber se existe a possibilidade, alguma lei que me ampare, para passá-lo do primeiro para o terceiro ano, uma vez que tem condições de acompanhar e sua idade estará compatível com a série na regra da escola públicas do meu estado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana Jorge Sgorlon,

      Entre em contato com a Denise Matos da Secretaria da Educação do Governo do Paraná e fale, em meu nome ! Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional

      Altas Habilidades/Superdotação (41) 3340-1766

      Denise Maria de Matos Pereira Lima | denisematos@seed.pr.gov.br

      Andreith Finato | andreith@seed.pr.gov.br

      O Conselho de Educação do Estado do Paraná abriu exceção para os alunos que irão para o Ensino Fundamental em 2016, de forma que se admita, em 2016, excepcionalmente, alunos que vão completar seis anos até 31/12. Caso a escola do seu filho não permita a matrícula da sua filha, para o ano letivo de 2016, seguindo esta deliberação do CEEPR, sugiro que procure outra escola que a adote. Caso contrário, somente com ação judicial. No seu caso, em se tratando de escola pública e seu filho já ter cursado o primeiro ano do ensino fundamento, acredito que ele possa , talvez, conseguir ser ACELERADO de série, se comprovar a superdotação dele, o que se faz mediante avaliação psicolõgica. Pode ser que você consiga atendimento para avaliação junto à Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Entre em contato com eles :

      PARA AVALIAÇÃO GRATUITA PARA ALTAS HABILIDADES, entre em contato com as seguintes instiuiçoes ai em Curitiba :

      Grupo de supervisão em avaliação Neuropsicológica ... Lá são feitas avaliações com valores "simbólicos"
      Faculdade Dom Bosco - clínica escola de psicologia, fone 41-32135227

      PUC DO PARANÁ
      Contato
      Horário de Atendimento
      seg - sex: 08h às 12h e 13h30 às 22h
      Telefones: (41) 3271-1663 | 3271-1591
      Fax: (41) 3271-2457
      E-mail: psiclin@pucpr.br
      Local: Rua Rockefeller, 1311 - Rebouças - CEP.80.230-130
      Forma de Pagamento: Tabela particular do Núcleo de Prática em Psicologia. Em todos os atendimentos realiza-se um estudo sócio-econômico.
      PROCURE,TAMBÉM, ATENDIMENTO NA SALA DE RECURSOS DE CURITIBA :

      Em Curitiba, a sala de recursos funciona dentro do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ e atende 75 estudantes oriundos da rede pública e particular de ensino, os quais, de acordo com o interesse, participam de grupos literários, artísticos ou de pesquisas cientificas. O trabalho com os alunos é ministrado pelas professoras Denise Matos e Paula Sakaguti. As educadoras são especialistas em educacional especial com ênfase em altas habilidades/superdotação, mestrandas em Educação e secretárias do Conselho Brasileiro Para Superdotação.

      INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

      Endereço: Rua Emiliano Perneta, 92
      Complemento: Instituto de Educação Professor Erasmo Pilloto
      Bairro: Centro - Cep: 80010050
      Cidade: Curitiba-PR
      Clique aqui e veja detalhes de COMO CHEGAR.
      Telefone: (41) 3223-7462


      caso voce não consiga resolver seu problema através da Secretaria de Educação de seu Estado, uma vez comprovada a superdotação ou necessidade de avanço de série pelo notório desempenho academico de seu filho e grande facilidade de aprendizagem, você pode estudar uma ação judicial, aonde, sim, serão apresentados os argumentos judiciais existentes sobre este tema. Caso queira uma consultoria jurídica para obter o respaldo legal sobre este tema, me escreva, que lhe indicarei o valor da consulta : claudiahakim@uol.com.br.

      Atenciosamente,

      Claudia Hakim

      Excluir
  39. Boa noite, meu filho tem 9 anos e está no 4 ano, na minha opinião ele tem capacidade de pular 1 série e ir para o 6 ano, devido suas notas serem sempre maiores que 9, o que devo procurar pra saber se há essa possibilidade? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele tiver laudo de altas habilidades / Superdotação, você pode pedir a aceleração de série dele. Se quiser maiores orientações a respeito, posso lhe orientar : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  40. boa tarde..vou enviar um email vc e de sp? obrigada

    ResponderExcluir
  41. boa tarde...
    vou enviar email...preciso de orientacão vc e de sp ?
    obrigada

    ResponderExcluir
  42. boa tarde!!


    Resido em São Jose dos campos ,interior de sao paulo, meu filho frequenta escola desde os 6 meses…..meu filho atualmente estuda em escola prefeitura, ele nasceu dia 12/07/2011..aqui a idade de corte e 03/11 , ele esta infantil 2, ano que vem iria pra pre1, com crianças que completariam 5 anos em 2016.
    estamos de mudança pra são paulo Capital…e a data de corte e março…crianças que completem 4 anos ate marco de 2016 ou particulares 30/06…o que fazer para que ele não regrida…so entrando com mandado de segurança?
    como faço isto ?
    primeiro matricula depois entro com mandado?
    as professoras da escola atual me dizem que se ele regredir pode apresentar problemas de comportamento...o que fazer,,
    obrigada

    obrigada aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisa,

      Me escreva que eu te instruo a este respeito.

      claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  43. Boa Noite,

    Minha filha esta no 1º ciclo 2 fase e 2016 vai para 3 fase, em 2017, 2 ciclo e 2018, 3 ciclo. Enfim, ela faz aniversario 07/11 e acabou de completar 3 anos, pedi para a coordenadora antecipar para o 2 ciclo e tive a resposta que terei que entrar com liminar, achei que a liminar só precisava para crianças que fossem para Educação Fundamental. Pode me confirmar? e se precisar realmente de liminar na educação infantil como proceder, a escola me adiantou que faz o relatório, eu tenho psicologa, gostaria de saber quanto mais ou menos vou gastar com advogado?. sou de Santos/ SP. corte aqui 30/06 Janaina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaina, é isso mesmo. Até mesmo na educação infantil se precisa de liminar para poder matricular a criança. A liminar, por sua vez , valerá pelo resto da escolaridade da criança . Sobre Honorários advocaticios, por favor , me escreva que eu lhe informo o valor : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
    2. Janaina, é isso mesmo. Até mesmo na educação infantil se precisa de liminar para poder matricular a criança. A liminar, por sua vez , valerá pelo resto da escolaridade da criança . Sobre Honorários advocaticios, por favor , me escreva que eu lhe informo o valor : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  44. Boa Noite,

    Minha filha esta no 1º ciclo 2 fase e 2016 vai para 3 fase, em 2017, 2 ciclo e 2018, 3 ciclo. Enfim, ela faz aniversario 07/11 e acabou de completar 3 anos, pedi para a coordenadora antecipar para o 2 ciclo e tive a resposta que terei que entrar com liminar, achei que a liminar só precisava para crianças que fossem para Educação Fundamental. Pode me confirmar? e se precisar realmente de liminar na educação infantil como proceder, a escola me adiantou que faz o relatório, eu tenho psicologa, gostaria de saber quanto mais ou menos vou gastar com advogado?. sou de Santos/ SP. corte aqui 30/06 Janaina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaína, a liminar vale também para a educação infantil e não somente para ensino fundamental. A escola sofre a fiscalização da diretoria de ensino e não pode ter nenhum aluno que esteja fora da data de corte e na série que não seja corresponente à esta data corte. Só os que tiverem liminar é que entrarão dentro do sistema da secretaria de educação e terão suas matrículas regularizadas. Isto vale tanto para a educação infantil, quanto para o ensino fundamental. Para saber valor de honorários , me escreva : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  45. Boa Noite,

    Minha filha esta no 1º ciclo 2 fase e 2016 vai para 3 fase, em 2017, 2 ciclo e 2018, 3 ciclo. Enfim, ela faz aniversario 07/11 e acabou de completar 3 anos, pedi para a coordenadora antecipar para o 2 ciclo e tive a resposta que terei que entrar com liminar, achei que a liminar só precisava para crianças que fossem para Educação Fundamental. Pode me confirmar? e se precisar realmente de liminar na educação infantil como proceder, a escola me adiantou que faz o relatório, eu tenho psicologa, gostaria de saber quanto mais ou menos vou gastar com advogado?. sou de Santos/ SP. corte aqui 30/06 Janaina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaína, a liminar vale também para a educação infantil e não somente para ensino fundamental. A escola sofre a fiscalização da diretoria de ensino e não pode ter nenhum aluno que esteja fora da data de corte e na série que não seja corresponente à esta data corte. Só os que tiverem liminar é que entrarão dentro do sistema da secretaria de educação e terão suas matrículas regularizadas. Isto vale tanto para a educação infantil, quanto para o ensino fundamental. Para saber valor de honorários , me escreva : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  46. preciso de uma ajuda tbm,meu sobrinho de 4 anos é um gênio,mas não conseguimos avançar ele de série devido a idade escolar,porém ele está em escolinha pública e apresenta-se sem estimulo nenhum,preciso saber o q posso fazer paa conseguir ordem para matricula-lo em na serie mais avançada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve contratar um advogado e ingressar com mandado de segurança para pedir o avanço de série dele. Quanto à suposta "genialidade ", sugiro que vocês possam levem para uma neuropsicologa ou busquem um Naahs em sua cidade, para que ele seja avaliado. Não usamos a palavra gênio para definir pessoas com grande facilidade de apre

      Excluir
    2. Não usamos a palavra gênio para definir pessoas com grande facilidade de aprendizagem e sim que apresentam características de altas habilidades / superdotação. Ademais, por vezes, uma precocidade na leitura e escrita ou em cálculos mentais pode ser resultado de algum tipo de transtorno do espectro do autismo e por isso que uma avaliação se faz necessária. Para definir o que é Superdotação, de precocidade e de hiperlexia ou de TEA do tipo Asperger.

      Excluir
  47. Cláudia, minha filha tem 4 anos, fará 5 em 03 de maio, nunca matriculei ela em creche nem em maternal, resolvi alfabetizar ela em casa, mas antes de começar a alfabetização notei que ela já sabia mtas letras e números, isso quando ela tinha 2 anos, e aí, tudo se tornou tão fácil, super interessada e ama os livros, adora histórias e ler mto, mas não consegui matricular ela no 1° ano, só consegui no Jardim II, e em escola particular somente, o que posso fazer para conseguir que ela avance para o 1° ano? Por onde devo começar?? Pq ela chega em casa estressada por que só passam trabalhos e atividades que ela já sabe e resolve num instante e depois fica querendo aprender mais, eu que acabo mostrando assuntos novos e levo sempre ela na biblioteca, pq a bichinha gosta de aprender. Tenho um irmão que tem 13 anos e neste ano vai estudar o 1° ano do Ensino Médio, acho que ela puxou para ele.
    Aguardo contato, desde já agradeço!! Obrigada!
    Meu e-mail: dgmielly@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. Bom dia .acabei de voltar de uma reuniao da rede publica onde a professora esta alegando que a minha filha de 5 anos e 10 meses deveria estar na 2 serie e nao na primeira , devido o nivel de facilidade dela e que (a professora ) fez um teste com ela e ela ja sabe o que vai ensinar no final do ano, mas para que não aja uma regressão, ela sugeriu fazer um pedido de avanço, o que ela não sabe se a escola vai permitir e que devemos estar estimulando ela para que ela nao se desestimule, existe alguma forma legal de fazer isso alguma lei que nos ajude a fazer este processo na escola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim. Por ação judicial ou , se você comprovar por laudo que sua filha tem altas habilidades, poderá solicitar a aceleração de serir via diretoria / supervisão de ensino.

      Excluir
    2. Tem sim. Por ação judicial ou , se você comprovar por laudo que sua filha tem altas habilidades, poderá solicitar a aceleração de serir via diretoria / supervisão de ensino.

      Excluir
  49. Boa tarde Dra. Cláudia!
    Acabei de lhe mandar um e-mail, solicitando maiores orientações de como proceder para matricular meu filho no ano que vem na 1ª série, ele é do dia 19.07.2011, está no ultimo ano do infantil (adiantado), e gostari de ter o direto de matriculá-lo na 1ª série em 2017, antes de completar 6 anos até 30.06. Sou de São Paulo - SP.
    Ainda dá tempo de começar o processo e obter a liminar para a matrícula em 2017? Aguardo retorno, muito obrigada.

    Alessandra

    ResponderExcluir
  50. Moro no Pará meu filho tem 5 anos, completa seis dia 10 de maio, posso coloca-lo no primeiro ano no ano que vem?

    ResponderExcluir
  51. Moro no Pará meu filho tem 5 anos, completa seis dia 10 de maio, posso coloca-lo no primeiro ano no ano que vem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, se a escola de sua filha não permitir a matrícula dela no primeiro ano, você terá que ingressar com uma ação judicial para tentar matrícula-lá, no primeiro ano. Se tiver interesse em me contratar, me contate : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  52. Claudio,
    Minha filha faz 3 anos dia 01 de Abril (um dia após a data corte)
    Estou querendo entrar com um Mandado de Segurança para garantir que em 2018 ela entre na sala de 3 anos do Ensino Infantil.
    Sabe me informar qual o tipo de profissional devo procurar para fazer uma avaliação e consequentemente me dar um documento que ateste que minha filha esteja apta a cursar o ensino infantil.
    ou acha que por se tratar de somente um dia posso tentar entrar direto com o mandado de segurança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois. Não basta apresentar na escola a avaliação psicopedagógica. Tem que entrar com ação judcial e demontrar, na ação, a aptidão da criança para cursar a série desejada, por meio de avaliação psicopedagógica. Mas, tem que entrar com a ação. Se quiser me contactar para que eu entre om a ação judicial, me escreva, que lhe informarei o valor dos meus honorários advocatícios. Atendo em todo o Brasil : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  53. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  54. Minha filha tem 5 anos e ano q vem irá para a primeira serie, mas aqui onde moro cidade do interior de sp, não há periodo integral, sou sozinha e trabalho, como faço ja q não posso pagar baba, se recebo um salario minimo e tbm não tenho parentes para deixa-la? Há alguma coisa que eu possa fazer dentro da lei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você gostaria de retê-la de série ^? Não entendi a sua dúvida.

      Excluir
  55. Dra. Meu filho estuda no BRASIL em uma escola particular que segue o calendário americano, ele compleou 6 anos dia 26/08, la o início do ano é 1/08, e por 26 dias nao passaram ele pra primeira serie com os amigos de turma, alegam q por lei nao podem, porem no calendário deles meu filho so podera ir pra primeira serie com 7 anos. Ja q tera q esperar até agosto de 2019, esse ano a mais me custara alem da frustração do meu filho, o atraso entre os amigos, mais de 70 mil reais. Isso está certo? A escola pode fazer isso? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não está certo, mas para corrigir esta injustiça você tem que entrar com uma ação judicial. Me escreva : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  56. Dra, muito obrigado por postar esse tema importante.
    O meu caso seria o contrário, gostaria de manter o meu filho no ensino infantil, apesar dele ter idade para ir para o ensino médio, ou seja, preciso fazer a retenção de série.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir