Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Direitos das Crianças com Hiperatividade e Déficit de Atenção (TDAH), Disléxicos e portadores de Déficit de Processamento Auditivo e Visual



Sabem, neste final de ano, tenho sido muito procurada para orientar ou entrar com algum tipo de recurso contra os atos de retenção dos alunos (repetência) de um modo geral. Num destes casos, surgiu um em que a criança acabou de descobrir que tem déficit de atenção (os pais só descobriram, ou seja, só tiveram o laudo médico, atestando o déficit de atenção, em Novembro ...). Àquela altura do campeonato, a criança já estava prejudicada e, apesar de ter ido para as provas de recuperação, ela acabou sendo reprovada de ano, pois não obteve as notas necessárias para passar nas provas de recuperação e o Conselho de Classe entendeu que não era o caso de aprovação.


Os pais desta criança com TDAH recém descoberto me procuraram querendo saber se havia algo a fazer para reverter a decisão de retenção. Eu entendo que, neste caso, não há o que se fazer.

Contudo, nos casos em que os pais do aluno com necessidades educacionais especiais, tal como o aluno que apresenta TDAH, apresentam o laudo, comprovando a condição de aluno com necessidade educacional especial, desde o início, até o meio do ano letivo, entendo ser cabível recurso perante a Diretoria de Ensino ou respectivo órgão competente, de acordo com a cidade que o aluno residir, para questionar a legalidade da decisão que reteve a criança de série, baseada no fato de que esta criança necessita de uma educação especial e não sei se a escola ofereceu tudo o que estava ao alcance desta criança, em termos de educação especial, flexibilização de currículo, apoio pedagógico adequado para atender às necessidades educacionais especiais desta criança. 

Se a escola não ofereceu tudo o que estava ao seu alcance, no sentido de oferecer uma educação especial ao aluno com necessidades educacionais especiais, com atividades e avaliações diferenciadas, de forma a evitar a retenção de série da aluno, a decisão que o reteve de série pode e deve ser reapreciada e discutida, pois quem vai sofrer as consequências destes atos, porque a escola se recusou a dar um atendimento educacional especializado, é a criança e os seus pais. Não acho justo !!!

Até então, o foco do meu trabalho, do meu blog, são as crianças superdotadas. Mas, assim como as nossas crianças superdotadas têm necessidades educacionais especiais, as crianças que apresentam outros tipos de transtornos de aprendizagem, também têm estas necessidades educacionais e pedagógicas. Nutro um interesse grande, também, por outras questões que demandem a necessidade de uma educação especial. E é por isso que eu comecei a pesquisar, um pouco, sobre este tema e resolvi compartilhar com vocês.

A Lei 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, reforça, nos artigos 58 e 59, a importância do atendimento educacional a pessoas com necessidades especiais, ministrado preferencialmente em escolas regulares. Estabelece, também, que sejam criados serviços de apoio especializado e assegurados currículos, métodos e técnicas, recursos educativos e organizações específicas para atender às peculiaridades dos alunos. Destaca, ainda, a necessidade de capacitar docentes do Dificuldades de Aprendizagem.

No Brasil, os atuais critérios de definição da clientela da educação especial encontram-se elencados no documento Política Nacional de Educação Especial, publicado em 1994 pela Secretaria de Educação Especial – SEESP – do Ministério da Educação e Desporto – MEC.

De acordo com esse documento, tal clientela é constituída por três grandes grupos, cada qual reunindo um numeroso grupo de tipos e graus de excepcionalidade.

No primeiro grupo, encontramos os Portadores de Altas Habilidades :

– indivíduos que apresentam, de forma isolada ou combinada, elevada potencialidade ou desempenho significativamente acima da média em um ou mais dos seguintes aspectos : intelectualidade, aptidão acadêmica específica, criatividade, produtividade, capacidade de liderança, aptidão para as artes e psicomotricidade ;


• No segundo grupo, identificado como Portadores de Condutas Típicas :

– indivíduos que apresentam alterações no comportamento social e/ou emocional, acarretando prejuízo no seu relacionamento com as demais pessoas (neste grupo, encontramos, também, os portadores de TDAH).


No terceiro grupo, estão os Portadores de Deficiências - indivíduos que apresentam algum comprometimento em um ou mais dos seguintes aspectos: físico (aparelho locomotor ou da fala: deficientes físicos), mental (deficientes mentais) ou sensorial (deficientes visuais ou auditivos). A ocorrência no mesmo indivíduo de dois ou mais desses comprometimentos associados caracteriza o grupo dos chamados deficientes múltiplos.


Os direitos individuais e coletivos, garantidos pela Constituição Federal Brasileira, impõem às autoridades e à sociedade como um todo, a obrigatoriedade de atingir a efetividade desses ; para tanto os recursos humanos e materiais devem ser canalizados, atingindo, necessariamente, toda a educação básica.

Isto requer ações em todas as instâncias, particularmente as destinadas à capacitação de recursos humanos assegurando que os currículos dos cursos de formação e capacitação de professores estejam voltados para prepará-los a atender alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares.

Normas, Pareceres, Deliberações e Resoluções do Conselho Nacional de Educação também garantem os direitos destas crianças, bem como o Estatuto da Criança e do Adolescente pode ser aplicado às crianças que apresentam TDAH e necessitam de uma educação especial.

Outra coisa a ser observada é se a escola ofereceu recuperações paralelas para a criança conseguir as notas necessárias, antes da recuperação final. Isto também pode ser matéria a ser levantada em eventual recurso a ser impetrado contra a diretoria de ensino, em caso de retenção.

Caso tenham dúvida e queiram obter uma orientação jurídica específica a este respeito, bem como a legislação detalhada e direitos destes alunos de forma específica, entrem em contato comigo para contratar os meus serviços. Escrevam para mim, que lhes passarei o valor da consulta, diretamente por e-mail. 

185 comentários:

  1. Boa tarde!

    Gostaria de parabenizar-lhe pelo excelente trabalho. Tenho uma filha de 10 anos que tem déficit de atenção e sofre na escola, por a mesma não ter estrutura para ajudar uma criança com TDA. Esta matéria será de grande valia para que eu possa lutar pelos direitos dela.

    Obrigada e mais uma vez, meus parabéns!

    Alessandra

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!

    Gostaria de parabenizar-lhe pelo excelente trabalho. Tenho uma filha de 10 anos que tem déficit de atenção e sofre na escola, por a mesma não ter estrutura para ajudar uma criança com TDA. Esta matéria será de grande valia para que eu possa lutar pelos direitos dela.

    Obrigada e mais uma vez, meus parabéns!

    Alessandra

    ResponderExcluir
  3. meu filho é hiperativo mas ainda não foi dado um laudo medico,e por esse motivo na escola q ele estuda esta havendo uma descriminação,por parte do diretor e professores é certo q ele e uma criança dificil, mas eles não estão facilitanto a vida escolar dele, a unica metotologia usada por eles é a de mandar ele pra casa,dizendo enclusive na frente dele q ele esta insurportavel.Até dizer q ele agrediu uma criança,enquanto ele me reletou q ele apenas defendeu-se do agressor q seg o diretor era maior q ele.Me ajude qual atidude devo tomar,até mudar ele de escola ja me passou pela cabeça.Debora

    ResponderExcluir
  4. Debora : Primeiro e urgente passo é providenciar uma avaliação no seu filho, com um neuropsicólogo (que irá fazer um laudo) e um neuropediatra, que irá avaliar o laudo do neuropsicólogo e dar o laudo médico, com o CID da doença que ele tiver. Pode ser que para você ele tenha hiperatividade, mas, para o médico, ele pode ter outro transtorno. O importante , neste momento, é vc ir atrás e uma avaliação e tratamento. Quando vc tiver o laudo, em mãos, deverá protocolá-la na secretaria da escola, e estudar, junto com a coordenação uma forma de atendimento especial para as necessidades educacionais de seu filho, segundo orientação médica ou de uma psicopedagoga. Mas, sem o laudo, de nada irá lhe adiantar mudar de escola.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Antes de mais nada, PARABÉNS!!! Este pequeno/ GRANDE estudo é riquíssimo!!!
    Sou pedagoga e psicopedagoga clínica e institucional e atualmente pós graduanda em neuropsicologia.
    Achei seu blog procurando material para elaborar meu tcc.
    Atendo muitas criança com diagnóstico de TDAH e muitas outras que não tem o diagnóstico, porém, tem todas as características do transtorno.
    Fico indignada em ver educadores que por questão de cumprir regras impostas por um sistema educacional que se perde no que diz respeito a VERDADEIRA inclusão e/ou de outros que não olham e não agem de forma diferenciada e flexivel diante do aluno que apresenta tantos comprometimentos no desenvolvimento educacional enquanto esse não tiver um "pedaço de papel" dizendo que ele precisa de atendimento diferenciado!!!
    Como profissional da área, sei e defendo a necessidade de se fazer um diagnóstico multidiscilplinar bem estruturado para eliminar enganos!
    Porém, não podemos ficar inertes diante de situações como as citadas nos relatos acima que acredito ser reais, pois vivo isso diariamente nos atendimentos.
    Dessa forma, ainda a tempo, peço licença para deixa aqui expressa minha DEFESA por essas crianças que são tão indefesas e que sofrem tanto com os RÓTULOS NEGATIVOS que colocam sobre elas.
    Luto por atendimento especializado dentro da sala comum e nas salas de recursos para crianças do ensino fundamental I que apresentem TDA/TDAH.
    Muito obrigada pela atenção.
    PS: à responsável pelo blog, gostaria da permissão para citar algumas partes da postagem em meu artigo de conclusão de curso.
    Forte abraço à todos,
    Miriam Costa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou passando por momentos trágicos, e na busca desesperada pela legislação de inclusão achei este bolg. Sou dislexa, e minha filha de 7 anos herdou isso de mim. Ela sofre também por trauma de violência domestica na primeira infância. uma garota inteligente, absorve todos os conteúdos porem tem dificuldade de registrar, seu diagnostico esta em processo um leeeeeeeeeeeeeeto processo, e enquanto isso a escola cruza os bracos e nao a avalia com justiça. estou me sentindo derrotada, durante todo o ano lutei em busca de um laudo e tentei proteger minha filha, mas sem este peda~co de papel, mesmo na mãos de competentes ela será retida.

      Excluir
    2. Tbm sou dislexia mas mau filho não. Até hoje tenho minhas dificuldades. Tbm gostaria de mais informações sobre dislexia .

      Excluir
  6. Sim, pode ! E se tiver interesse, venha conhecer o meu grupo no facebook, Mãe de Crianças Superdotadas, ou o Universo Asperger !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Claudia pela permissão. Terminei meu tcc agora é só aguardar a nota... (ai que medo...), mas já quero expressar meus agradecimentos por postar conteúdos tão esclarecedores e motivadores à busca de mudanças urgentes e práticas na educação brasileira. Assim que tiver resposta quanto a nota voltarei. Forte abraço, Miriam Costa

      Excluir
  7. eu tenho uma filha de 15 anos que sofre com deficit de atenção, a escola não está nem aí já entrei no face da coordenadora expliquei e mandei está materia, para vc ter uma idéia ela teve dengue na época de prova quando voltou teve que fazer 2 chamada na sala com a turma, o professor dando materia as notas foram de mal a pior até 0 ela tirou , eu passo muita raiva, mas depois dessa materia acho que a escola vai tomar outra posição assim eu espero.

    ResponderExcluir
  8. Após orientação do site, consegui reverter processo de expulsão do meu filho de uma escola particular famosa aqui de Curitiba... Infelizmente precisei usar o argumento da lei de inclusão e adverti-los da intenção de entrar com reclamação no conselho tutelar caso insistissem, mesmo em posse do diagnóstico de TDAH. Me pediram que eu arcasse com uma tutora na sala de aula, me pediram mais um laudo de um psiquiatra, mas aí acho que posso fazer minha contra-partida, pois a escola não tinha nem idéia de como lidar com o fato, visto que a única ferramenta que tinham era a expulsão....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, a escola venceu. Não expulsou o meu filho mas criou condiçoes desfavoráveis que me convenceram a tirá-lo no final do ano letivo de 2013.
      Estamos em uma nova escola e levando como dá... As melhoras em casa foram visíveis e na escola algumas também, mas a agressividade na escola parece que está substituindo os outros comportamentos que foram sumindo.. Agora ele tem 8 anos..

      Excluir
    2. Oiii sou de Curitiba tbm é como está seu filho?!Se quizer fazer amizade para ter mos forças pq tenho dois filhos com TDAH!!!

      Excluir
    3. Lógico.... George@wayflex.com.br

      Excluir
  9. Quero compartilhar com vocês a minha experiência. Depois de 2 anos sem melhoras com psicólogos e neurologistas, parti para o Dr. Google pesquisar sobre TDAH no mundo todo. Descobri alguns centros de referência, como a Clínica Mayo, nos EUA. Eles investem bilhoes em presquisas, entre elas o TDAH. O que descobri de importante é que: NÃO EXISTE CHANCE DE SUCESSO SEM TER O DIAGNÓSTICO COMPLETO E EXATO.
    Existem poucos profissionais no Brasil com condiçoes de fazer este diagnóstico. Procure se informar sobre as COMORBIDADES. Somente 30% dos casos de TDAH não são acompanhados de uma comorbidade, e cada uma necessita uma abordagem diferente. Seu filho pode estar sendo tratado de hiperatividade mas o fator principal pode ser outro, como transtorno severo de humor, uma das comorbidades mais recentes.
    Pesquise sobre o profissional que lhe está atendendo e seja direto com ele: Pergunte olho no olho: "O Sr./Sra. tem condiçoes de fazer um diagnóstico completo do meu filho..????"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Givankiw, tenho uma filha de 18 anos com TDAH e há 12 anos venho buscando um tratamento eficaz entre escola, familia, professores particular, médicos e até o momento ela já passou por 9 escolas.Gostaria de saber se tem algum especialista que acompanha seu filho, se for possível poderemos continuar nossa comunicação através de email liliandinamarca~gmail.com. Grata pela sua colaboração e compreensão.

      Excluir
    2. Desculpe-me por não ter percebido sua mensagem antes, Hermes. Como está a situação hoje ? george@wayflex.com.br whatsapp 4191546688

      Excluir
  10. Olá primeiramente excelentes informações neste blog! Estou começando a pesquisar agora sobre este assunto pois minha filha de 12 anos possue algum deficit de atenção. Minha duvida é: a escola pode reprovar sabendo da questão? Se a escola não reprovar, no ano seguinte as dificuldades não serão triplicadas? O q faço?

    ResponderExcluir
  11. Carla Santomero, a escola só não pode reprovar a sua filha, se, desde o início do ano letivo, ou o mais tardar, assim que souberem, os pais protocolarem na secretaria da escola e informarem a coordenação, o laudo que comprova o diagnóstico da criança e que solicita a forma de atendimento para as suas necessidades. Os pais, neste caso, irão estudar com a escola, qual é a melhor forma de intervir e de se trabalhar com esta criança em sala de aula ; seja com tempo extra para a realização das atividades, provas diferenciadas, a serem realizadas em local mais tranquilo, enfim, pais e escola irao estudar a melhor forma de atender a criança, em sala de aula.

    Contudo, de nada adiante chegar o final do ano letivo, em que a criança já está praticamente de recuperação em várias matérias e apresentar o laudo, solicitando a inclusão da criança. Isto deve ser feito, no tempo certo.

    Se o protocolo acima for seguido, a escola não pode reprovar, sabendo desta questão e deverá trabalhar com a sua filha, de forma diferenciada para que as necessidades educacionais de sua filha sejam atendidas.

    As dificuldades só serão triplicadas, se a escola não oferecer a educação especial que a sua filha merece. Mas, para isto, lembre-se, é necessário que ela tenha um laudo, comprovando o diagnóstico dela que demanda uma intervenção especial.

    Cogitem, também, a possibilidade de mudá-la de escola.

    ResponderExcluir
  12. Pelos depoimentos que vi neste blog e em outros, quase que na totalidade das vezes, trocar de escola não foi a solução.

    ResponderExcluir
  13. Olá Claudia muito bom seu artigo amei,meu anjo quero saber o meu filho esta na escola pública e tem recuperação bimestral,mas o que me preocupa é o aprendizado dele e o rótulo que ele esta começando a ter e vou sempre na escola e eles numca fazem uma reunião comigo e os professores.O que eu quero saber é o que propriamente o meu filho com diagnostico em TDAH pela lei tem direito na escola?E se vc tem conhecimento em algo referente que criança que tem TDAH tem direito a uma ajuda de custo do INSS?oBRIGADA E AGRADEÇO DESDE JÁ SE PUDER ME RESPONDER!!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bem?Gostaria de elogiar sua postagem muito boa me passou bastante conhecimento!!!Eu gostaria de sabe realmente o direito de uma criança com TDAH na escola se é só a recuperação ou é ter um professor para ajuda lá em tudo nas materias?Outra coisa eu queria saber se vc tem informação sobre uma ajuda que a criança tem do INSS por ser portadora de TDAH?oBRIGADA e que Deus te abençõe sempre!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele teria direito à uma educação diferenciada, com provas oras, trabalhos e avaliações diferentes, pode gravar as aulas, se preciso, pode ter mais tempo para realizar as atividades dele, dependendo do que o laudo dele disser. Não tenho conhecimento sobre direito previdenciário para criança com TDAH, mas, vale à pena você entrar em contato com o INSS para averiguar isto !

      Excluir
  15. Ele teria direito à uma educação diferenciada, com provas oras, trabalhos e avaliações diferentes, pode gravar as aulas, se preciso, pode ter mais tempo para realizar as atividades dele, dependendo do que o laudo dele disser. Não tenho conhecimento sobre direito previdenciário para criança com TDAH, mas, vale à pena você entrar em contato com o INSS para averiguar isto !

    ResponderExcluir
  16. Olá!!!Gostaria da sua ajuda, meu filho foi diagnosticado com DDA E Transtorno de conduta. Estuda em uma escola municipal,a série que ele está cursando ,existem três turmas e ele está justamente na turma mais agitada e problemática. Será que eu tenho o direito com o laudo de pedir a direção que o coloque na turma mais tranquila?????

    ResponderExcluir
  17. Olá!!! Meu filho tem diagnostico de DDA E Transtorno de conduta. Estuda em escola municipal. A série q está cursando tem três turmas e ele esta na mais agitada e problemática. Gostaria de saber se posso exigir da escola que o coloque na turma mais tranquila??????
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  18. Olá, Debora. Entendo que se os profissionais que estiverem assistindo o seu filho (psiquiatra ou psicólogo - o ideal é que sejam os dois) declararem isto num documento e você encaminhar para a escola, você pode, sim, exigir a mudança de classe. Os profissionais em questão têm que declarar que a classe em que ele se encontra é muito agitada, segundo relato da mãe do paciente e que seria recomendável que a criança fosse mudada para uma outra classe mais tranquila, para melhor prognóstico dele ! Boa Sorte !

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Olá, Patricia. Imagino que vc quis se referir aos alunos hiperativos, não é ? Se for isto, se estiver previsto no Regimento (Regulamento) da Escola, a forma de suspensão (punição) e expulsão, desde que notificados os pais sobre as suspensões e advertências, o aluno pode ser expulso. Tudo depende do que está previsto no Regulamento da escola e a forma como as advertências foram feitas ao aluno. Cada caso é um caso.

    ResponderExcluir
  21. Solicite um tutor para acompanhá-lo mais de perto e evitar que a situação chegue a este ponto. Peça para o médico e a terapeuta colocarem num papel a necessidade deste tutor.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia, parabéns pelo blog e suas orientações. Tenho uma filha de 8 anos que é especial e até junho ela estudava em escola particular. Eu a tirei da escola e coloquei em uma escola pública. Gostaria de uma orientação a respeito do acompanhante em sala de aula: a diretora disse que o munícipio não envia acompanhante para todos os alunos e quando envia, manda estagiários, o que ela é contra, pois acredita que tem que ser um profissional especializado. Todas as crianças especiais tem direito ao acompanhante? E este professor monitor tem que ser especializado ou a lei abre para que se contrate um estagiário? Gostaria de seu esclarecimento pois protocolarei o pedido na secretaria da educação da minha cidade.
    Obrigada e mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, parabéns pelo blog e suas orientações. Tenho uma filha de 8 anos que é especial e até junho ela estudava em escola particular. Eu a tirei da escola e coloquei em uma escola pública. Gostaria de uma orientação a respeito do acompanhante em sala de aula: a diretora disse que o munícipio não envia acompanhante para todos os alunos e quando envia, manda estagiários, o que ela é contra, pois acredita que tem que ser um profissional especializado. Todas as crianças especiais tem direito ao acompanhante? E este professor monitor tem que ser especializado ou a lei abre para que se contrate um estagiário? Gostaria de seu esclarecimento pois protocolarei o pedido na secretaria da educação da minha cidade.
    Obrigada e mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo seu trabalho! Tenho uma filha especial e até junho ela estudava em uma escola particular. Eu a tirei e coloquei em uma escola pública que tem um trabalho voltado para inclusão. Gostaria que você me esclarecesse uma dúvida: toda criança especial tem direito ao monitor em sala de aula? E o monitor tem que ser especializado ou a lei abre para que se contrate estagiário? Pergunto porque a diretora solicitou que se colocasse no laudo da minha filha a necessidade de um monitor especializado, pois ela acredita que o trabalho é mais efetivo com esse profissional especializado.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  25. Olá, Creusa. Obrigada !

    Depende do caso e das necessidades da criança e do que o laudo indicar. Não é toda criança especial que tem direito a monitor em sala de aula. A lei não fala nada a respeito do monitor poder ser estagiário. Fala em atendimento especial. Concordo com a orientação da diretora da escola de sua filha.


    Boa Sorte !

    ResponderExcluir
  26. Olá Claudia Hakim!
    Estou terminando uma especialização em neuropsicologia e meu artigo final é sobre O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO NAS SALAS DE AULA PARA CRIANÇAS COM TDAH. Li o que vc postou sobre o assunto e gostaria de saber se posso usar um pouco de sua colocação, pois fiquei admirada com a clareza que vc desenvolveu o assunto.
    Aguado retorno para miriamcostas@ig.com.br
    Parabéns pelo blog!
    Grata,
    Miriam Costa

    ResponderExcluir
  27. Oia, Miriam,

    Sim, pode usar, citando a fonte, sem problemas e boa sorte no seu TCC !

    Claudia Hakim

    ResponderExcluir
  28. Eu tenho um filho que sofre de deficit de atenção, que esta no segundo ano do ensino médio e possui apoio e atenção da escola para superar e vencer suas limitações. Minha maoir preucupação e quando ele for para a faculdade, como ficará diante de tal passo e se possui algum fundamento legal para que a faculdade possa oferecer apoio ao meu filho.

    ResponderExcluir
  29. Olá, Adriane,

    Se quiser marcar uma consulta comigo, me escreva : claudiahakim@uol.com.br. Terei prazer em atendê-la em meu escritório. Caso você não seja de SP, posso lhe dar uma consulta por e-mail, ok ?

    ResponderExcluir
  30. Olá Cláudia, tudo bem? Li seu artigo e gostei muito de sua posição e esclarecimentos diante das limitações dos portadores de TDAH. Meu filho é portador de TDAH e fará 15 anos no mês de dezembro. Está repetindo o 8º ano e com grandes chances de repetir novamente. Estou muito triste, pois fiz uma avaliação com uma neuropsicóloga conceituada de BH que me entregou relatório no início do ano. Entreguei o relatório na escola no início do ano e meu filho não teve nenhum benefício ou tratamento diferenciado por causa do problema. Lutei durante todo o ano, pagando escola integral, depois em maio tirei do integral, pois vi que não surtia nenhum efeito positivo para meu filho. Ele odiava ficar na escola o dia inteiro. A partir de maio, paguei aulas particulares para ele, tentando fazer com que ele obtivesse melhora nas notas, o que ocorreu em algumas matérias, mas não resolveu muito. Agora ele já está de recuperação final em GEOGRAFIA e lutamos para ver se não ficará em outras matérias. Estou com muito medo que ele seja reprovado novamente e que por isso, perca totalmente o interesse pelos estudos. A escola, apesar de ter recebido meu relatório, não ofereceu nenhum benefício ao Caio, nem mesmo o de poder fazer provas em sala silenciosa e com tempo maior, que entendo ser uma das principais necessidades dos portadores de TDAH. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, pode me passar o nome e contato da Neuropsicóloga de BH?

      Excluir
    2. Boa noite Anna, pode me passar o nome e contato da Neuropsicóloga de BH que atendeu seu filho?

      Excluir
  31. Olá Cláudia, tudo bem? Li seu artigo e gostei muito de sua posição e esclarecimentos diante das limitações dos portadores de TDAH. Meu filho é portador de TDAH e fará 15 anos no mês de dezembro. Está repetindo o 8º ano e com grandes chances de repetir novamente. Estou muito triste, pois fiz uma avaliação com uma neuropsicóloga conceituada de BH que me entregou relatório no início do ano. Entreguei o relatório na escola no início do ano e meu filho não teve nenhum benefício ou tratamento diferenciado por causa do problema. Lutei durante todo o ano, pagando escola integral, depois em maio tirei do integral, pois vi que não surtia nenhum efeito positivo para meu filho. Ele odiava ficar na escola o dia inteiro. A partir de maio, paguei aulas particulares para ele, tentando fazer com que ele obtivesse melhora nas notas, o que ocorreu em algumas matérias, mas não resolveu muito. Agora ele já está de recuperação final em GEOGRAFIA e lutamos para ver se não ficará em outras matérias. Estou com muito medo que ele seja reprovado novamente e que por isso, perca totalmente o interesse pelos estudos. A escola, apesar de ter recebido meu relatório, não ofereceu nenhum benefício ao Caio, nem mesmo o de poder fazer provas em sala silenciosa e com tempo maior, que entendo ser uma das principais necessidades dos portadores de TDAH. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  32. Anna Durval,

    A resposta da sua pergunta está neste link, aqui do meu Blog : http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com.br/2013/01/retencao-de-serie-repetir-de-ano.html

    ResponderExcluir
  33. ola claudia sou de uba mg quero falar sobre meu fillho que tm deficit atençao e quer faz facudade adrianestanziola@hotmail.com obrigada e de aquardo

    ResponderExcluir
  34. claudia meu filho, tem 9 anos e esta no 2º ano, já repetiu 2 x, ele foi convidado a se retirar do colegio, ou melhor dizendo quando fui rematricular falaram que o colegio não tem interesse porque não se esta enquadrando no colegio, ele tem TDAH com laudo que eu dei pedi para assinar, e eles mesmo assim insiste, o diretor tem um filho que é da sala de meu filho, e que o filho dele é altista, do filho não se fala , so o filho dos outros, o que me leva a pensar que ele esta retirando meu filho para não ficar com o filho dele, levando para o pessoal, mas enfim meu coração doi porque ele diz para mim que não quer sair do colegio porque gosta de seus amigos,... nessa história toda o que vejo é preconceito. o que fazer a lei me respauda, pois estou triste com tudo isso, e ele se sente excludio, me ajude por favor

    ResponderExcluir
  35. claudia o colegio pode não rematricular o meu filho que tem TDAH, com laudo dado e assinado para eles?

    ResponderExcluir
  36. Leidimila, seu filho foi expulso ou negaram a matricula dele ? Ha que se tr certeza do motivo da negativa da matricula dele. Se foi por expulsao, o advogado para responder adequadamente a esta sua consulta, teria que analisar o Estatuto da Escola e saber se o seu filho obedeceu aos termos deste Estatuto ou não. Se não houve expulsao, mas, simples recusa de matricula, cabe mandado de seguranca para que se solicite a efetivacao da matricula do seu filho, nesta escola. Havendo interesse na contratacao dos meus servicos, entre em contato comigo atraves de : claudiahakim@uol.com.br.

    ResponderExcluir
  37. Bom dia Claudia . Gostaria de saber se há alguma legislação específica sobre escola e direito das crianças com TDAH / superdotados. Na escola onde meu filho estuda , a orientadora e a profa sabem de sua condição e tem ajudado ; porém temo pelos próximos anos . Gostaria de formalizar isso junto à secretaria da escola ; como fazer? Meu filho está em tratamento com a Psiquiatra infantil e psicóloga .Vc poderia tb me fornecer uma indicação de onde eu conseguiria uma avaliação quanto a superdotação ? Moro em SP. Grata .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra M, entree em contato comigo para marcarmos um consulta no meu escritorio : claudiahakim@uol.com.br. Atendo no Pacaembu. Te passo o valor da consulta por e-mail.

      Excluir
  38. Claudia bom dia . Gostaria de saber se há alguma legislação específica sobre TDAH e direito das crianças na escola . A escola do meu filho tem ajudado , porém já sinalizaram que no próx. ano ele poderá ter dificuldades devido a hiperatividade , apesar da suspeitada superdotação . Como formalizar isso junto à secretaria da escola ? Ele atualmente faz tratamento c uma psicóloga e uma psiquiatra infantil .
    E ainda onde conseguir uma avaliação sobre a possível superdotação dele ?
    Estou em SP .
    Obrigada

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde!!

    Claudia,

    Achei muito interessante seu blog
    Meu filho tem 10 anos, está na 4º série ele tem TDAH, foi diagnosticado desde quando ele entrou no pré escolar, ele toma remédio Ritalina e demorou muito pra aprender a falar, fez acompanhamento com a fonoaudióloga e psicóloga e hoje ele já não faz mais este acompanhamentos, só que hoje eu estou te escrevendo pelo motivo do meu desespero, pois meu esposo foi a escola hoje pra saber como ele estava indo nas provas e pra nossa tristeza a professora falou que ele poderá reprovar este ano e que já está de recuperação em Artes e matemática fora as outras provas, que ela ainda não corrigiu, só que a professora mesmo disse que ele sabe fazer...e chega na hora dele fazer as provas ela não sabe o porque ele erra praticamente tudo aí eu me pergunto e queria te fazer uma pergunta?A escola pode reprovar meu filho? O tratamento dele é igual o das outras crianças por favor me ajude eu não sei como devo proceder com esta situação a escola já tem o laudo dele e até fez um laudo do comportamento dele a pedido da médica dele, ele estuda estuda... sai de casa sabendo todas as questões e na hora da prova e esquece tudo como toda criança com TDAH fica com a cabeça não sei aonde.

    Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. harllene Mariano, sua resposta demanda uma consulta jurídica. Havendo interesse em fazer uma consulta, entre em contato comigo no : claudiahakim@uol.com.br, que eu lhe passarei meus honorários diretamente.

      Atenciosamente,

      Claudia Hakim

      Excluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. olá , uma pessoa que teve o diagnóstico de déficit de atenção já no final do e está prestes a ficar reprovada a escola pode reprovar ela ou a escola tem com aplicar mais chances de ela não ficar de recuperação ? ( por favor me de uma respossta obgd)

    ResponderExcluir
  42. Ei, Cláudia, tenho TDAH e queria saber: quem faz faculdade também tem direitos?? Me disseram que temos direito a mais tempo e também de levar fórmulas de apoio para as provas.. é verdade?

    ResponderExcluir
  43. Olá meu filho de 8 anos tem TDA, a escola que ele estuda no 2 ano disse a mim que ele não tinha condições de ser aprovado por não conseguir ler completamente. apesar de saber responder tudo oralmente não conseguia escrever por não saber ler direito, expliquei pra ela que a neuropediatra não aconselha a retenção por prejudicá-lo no tratamento, pois ele ia retroceder em contato com crianças mais novas que ele, mas a diretora disse que não podia inventar nota pra ele, o que devo fazer, já que meu filho não teve um tratamento diferenciado na escola e por isso não conseguiu alcançar o desempenho da turma. Fatima Alves

    ResponderExcluir
  44. Olá Claudia
    recebemos ontem a noticia que minha filha foi reprovada no ultimo ano do ensino médio, ela tem TDAH, e a escola não deu o suporte necessário p/ ajuda-la o que devo fazer quais as providencias cabíveis, pois minha filha está muito abalada.
    desde já agradeço e aguardo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser marcar uma consulta juridica, me escreva : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  45. Olá Claudia, boa tarde!
    Gostaria de um esclarecimento. Tenho um filho TDAH, levei o laudo da psicopedagoga e da psicóloga com quem ele faz acompanhamento. Apresentei o laudo no 2º bimestre e mesmo assim ele foi reprovado, acredito que a partir do momento em que a escola tomou ciência do problema do aluno, a mesma deveria conduzir de forma diferente o processo de aprendizagem do aluno, alegando que os alunos só terão "acompanhamento diferenciado" se o aluno apresentar laudo no início do ano letivo. O que devo fazer?
    Obrigada Rosi Paraguassu

    ResponderExcluir
  46. Paa obter orientação jurídica a este respeito, entrem em contato comigo para contratar os meus serviços. Escrevam para mim, que lhes passarei o valor da consulta, diretamente por e-mail.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi boa noite meu filho tem 8 anos e tem defict.um amigoe falou que ele tem direito de uma ajuda do governo alquem sabe se isso é verdade ? Grato meu nome é Jorge.

      Excluir
  47. Dra. Luciana Duarte(psicóloga) em Belo Horizonte. O contato dela é : (31) 8840-4119 , Tel.: (31) 3476-6296 ou (31) 3772-1185. Ela atende na Clínica Evoluir - Tel.: (31) 3476-6296

    ResponderExcluir
  48. Oi gostaria de uma orientação sua, tenho um filho de 9 anos q estava cursando o 4 ano em 2013, e ele foi diagnósticada com TDAH, TOD e transtorno de ansiedade.Ele estuda em escola particular, so q durante o ano todo ele nao teve atendimento diferenciado na escola, sempre foi avaliado da msm forma q seus colegas de sala, so teve uma recuperação de etapa e uma final, cansei de pedir para a coordenadora da escola q fizesse avaliação dele c ela separado da turma, devido a falta de atenção dele e a facilidade de dispersão q ele apresenta. Ele foi reprovado porque faltou 2 pontos para alcançar a média, em duas matérias. Gostaria de saber se e possivel recorrer a decisão da escola? Pois não acho justo a forma q ele foi avaliado e a escola me deu o resultado por telefone e desde do dia 23 de dezembro to tentando falar c a coordenadora e nao consigo.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Caso tenham dúvida e queiram obter orientação jurídica a este respeito, entrem em contato comigo para contratar os meus serviços. Escrevam para mim, que lhes passarei o valor da consulta, diretamente por e-mail.

      Excluir
  49. Boa tarde
    Claudia li seu blog quero li dar os parabéns, gostaria de pedi para fazer uma pequena correção
    No que se refere a classificação, pois tenho um filho com 16 anos e descobri aos 4 anos que ele era portador de TDHA com Hi. E Dislexia, trato com medicação e estudo tudo sobre TDAH, e no blog os TDAH estão na segunda classificação com não não fossem intelectual, a nível de informação meu filho teve todos e tem os sintomas de TDAH mais passa com notas maravilhosas tem amizade o QI e acima da média e mais nuca que falta uma aula está terminado o ensino médio, tive trabalho mais eu com muito trabalho ajudei a escola com ele, gostaria apenas fazer este comentário pois pesquiso a mais de 15anos sobre TDAH e todos ou maiorias dissemos que o intelecto e a cima da média só precisa ser orientado como tudo no mundo , conheço juiz , advogados, etc. Que tem TDAH e no mudo muitos dos Homens e mulheres de renome mundial em todos os continentes tem TDAH, a pesar de sabermos que o índice de TDAH e bem maior nos homens.
    Atenciosamente,
    Marcelio Mendonça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marcelino, pelo elogio !

      Muito embora o seu texto tenha ficado confuso e, eu respeite o seu envolvimento com o assunto, no que se refere à classificaçao legal, os alunos portadores de TDAH realmente se inserem no segundo grupo que eu mencionei.

      Apenas, gostaria que o senhor soubesse que o fato do aluno ter TDAH não o impede de ter altas habilidades / superdotaçao, e ter um QI acima da média. Uma condição não impede a outra, sendo que o seu filho, como o senhor nos relata, é uma prova de que mesmo sendo TDAH pode ser superdotado.

      Desejo sucesso ao seu filho na vida escolar !

      Excluir
  50. Gostaria de um esclarecimento. Tenho um filho TDAH e degeneração macula ( baixa visão) no inicio do ano comuniquei a coordenação da escola dos problema que ele tinha mas não levei o laudo da psicopedagoga e do neuropediatra . Apresentei o laudo no 3 ciclo e ele foi reprovado, a direção estava ciência do problema do aluno,mas não conduzir de forma diferente o processo de aprendizagem do aluno, alegando que os alunos só terão "acompanhamento diferenciado" se o aluno apresentar laudo no início do ano letivo.O laudo da medica de Baixa Visão estava com data de 2012 e o de 2013 acabei não solicitando e as provas estavam com fonte normal onde no antigo laudo a doutora pede para colocar as avaliações em fonte 18.O que devo fazer?
    Obrigada Daniela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, vc poderia ter discutido a decisão que o reteve de série através se um recurso
      Mas, agora, o prazo já se esgotou ! Exija a inclusão so seu filho para 2014 com provas e atividades diferenciadas, de acordo xom aa necessidades educacionais dele. Não há necessidade de atualização do laudo anualmente. Se a escola não atender as necessidades do seu filho,procure a diretoria se ensino (núcleo w educação) responsável pwla escola dele e denuncie o ocorrido. Eles intercederao em favor do seu filho.

      Excluir
  51. Cláudia achei seu blog bastante interessante. Tenho uma filha com TDA e sem necessidade do uso do remédio ritalina. Vi nas suas observações que não existe necessidade de renovação do relatório médico todo ano. A escola de minha filha pediu que renovasse o relatório. E se apega a todo momento porque a médica colocou atendimento com terapeuta ocupacional, psicóloga e esportes. Como se atendimento com esses profissionais tirasse a responsabilidade e obrigação da escola.
    Sei das atividades diferenciadas, mais tempo, menor quantidade de opções nas provas de múltiplas escolhas. Mas a dúvida é se juridicamente as médias para os alunos com TDA devem ser computadas de forma diferenciada? Desde já agradeço. Renata Matos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aluno com Tdah tem direito a ser avaliado de forma diferenciada. Não é que as notas serão computadas de forma diferente. Mas, a prova e a forma de avaliar é que são diferentes. Não há necessidade de se renovar o relatório todos os anos. A escola é obrigada a oferecer a inclusão do aluno.

      Excluir
  52. Olá, Claudia!
    Sou Vanderson Valadares, psicólogo e psicopedagogo. Você esta corretíssima no texto acima. Tive também alguns casos relacionados ao TDAH onde houve retenção da escola no que se relaciona a atenção da escola a esta necessidade básica de alunos ditos especiais. Nesta forma de lei a escola caso tenha sido informada sobre a necessidade do aluno e em forma de laudo, caso não atenda ela, é sim responsabilizada legalmente e responderá pela falta de atenção ao caso.
    Infelizmente muitas famílias não estão informadas sobre estes problemas, aqui em Alegre-ES tenho feito um trabalho junto a pais e professores de prevenção e informação sobre o TDAH.

    ResponderExcluir
  53. Olá, Claudia!
    Gostaria de saber se vc conhece as leis especificas para o Ensino Superior que contemple os direitos do aluno com TDHA nas IES. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Regiane. Se quiser uma consulta jurídica, entre em contato comigo, através do meu e-mail ; claudiahakim@uol.com.br.

      Excluir
  54. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  55. Ola sou pai de um menino de 4 anos que sempre foi muito ativo faz um ano que vai a escola e tivemos no começo algumas reclamações em relação a ele fazer muita bagunça na escola e até mesmo brigar com alguns coleguinhas na escola, a partir desse ano mudamos ele de escola para uma escola melhor e com uma estrutura melhor de ensino, faz 2 meses que ele esta nesse colegio e começaram a vir reclamações de sua conduta, tipo ja pulou a janela da escola, ja brigou com varios coleguinhas, e não querer para dentro da sala de aula, a escola nos (papai e mamãe) chamou para conversar, nos explicou tudo que estava acontecendo com ele na escola e nos orientou a levo em um psicopedagogo, marcamos a consulta para proxima quarta feira dia 25 de março, visto que a psicopedagoga ja conversou com os pais, hoje quando fomos a escola busca-lo, coordenadora da escola nos chamou e disse que não pode aceitar mais meu filho na escola pois ele esta dando muito trabalho, gostaria de uma ajuda, é possivel legalmente a escola tomar uma posição dessa, visto que é somente uma criança de 4 anos e estamos tomando a providencia que a escola exigiu que foi leva-lo em uma psicopedagoga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pergunta deveria ser : Vocês querem que o seu filho estude numa escola que não o quer lá ? De toda forma, nesta ou em outra escola, é imprescindível que vocês busquem um diagnóstico e , se for o caso, tratamento. Eu teria que saber de toda a história dos dois lados, para poder opinar com mais propriedade. Boa Sorte !

      Excluir
    2. Muito obrigado, não havia pensado dessa forma, pode ser isso mesmo a escola não o quer lá.
      Mais falando juridicamente e legalmente a escola pode tormar uma posição dessa de querer excluir a criança da escola sem um diagnostico

      Excluir
    3. Eu teria qur verificar o estatuto ds escola e normas para expulsão e tomar conhecimentos adequados dos fatos. Assim do jeito que você colocou, não dá pra responder.

      Excluir
  56. Ola Claudia tenho um filho de 12 anos que foi diagnosticado com TDAH temos laudo e ja levamos p escola desde o ano passdo , esse ano ja levamos um laudo atualizado cujo o medico diz que a ele necessita de um acompanhamento de um professor itinerante . Mas estamos achando um pouco de dificuldade da paret da escola pra nos ajudar o que devemos fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,

      Para responder a sua pergunta, eu teria que lhe dar uma consulta jurídica. Havendo interesse em marcar uma consulta comigo, me escreva : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  57. Boa tarde Claudia meu filho tem 12 anos e tem laudo do diagnostico TDAH ja comunicamos a escola isso ja tem uns 7 anos e nunca tivemos problemas , mas o ano passado houve uma mudança de diretor e orientadoras com a mudança toda meu filho esta repetindo o ano pois as mesmas acharam que ele não tinha condições para passar .Oano se eniciou e estamos vendo que a parte que se diz respeito a escola eles não estão nos ajudando muito , começaram se as provas e as notas não são as melhores estou preocupada , neste caso a escola treia que dar suporte maior a ele tipo fazer as provas separadas etc , mais atenção? O que podemos fazer mais pois meu filho e nos estamos sofrendo muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,

      Sim. Mas, para responder melhor a sua pergunta, eu teria que lhe dar uma consulta jurídica. Havendo interesse em marcar uma consulta comigo, me escreva : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  58. Olá Claudia ,,meu filho tem o TDAH meu tem o laudo medico mas a prefeitura da minha cidade não quer disponibilizar professores de apoio não so pro meu filho,como pra outras crianças que tem o TDAH tem algum meio legal que eu possa recorrer e garantir que meu filho tenha um professor de apoio

    ResponderExcluir
  59. olá Claudia meu filho tem oito anos e tem o TDAH ele tem dificuldades em ler .em se concentrar ele tem um laudo medico comprovando ,mas a aprefeitura de onde eu moro não quer disponibilizar professores de apoionão so pra o meu filho como pra as outras crianças tem um meio legal que eu possa recorrer e garantir que meu filho tenha um professor de apoio

    ResponderExcluir

  60. Boa tarde Claudia Hakim,
    Meu nome é Gislaine Felisbino, sou acadêmica do 8º período de Direito, de uma Universidade em Goiânia - Goiás.
    Sou bacharel em Biomedicina e licenciada em matemática. Trabalho na educação a mais de 13 anos, no acompanhamento escolar de alunos com transtornos e deficiências de aprendizagem. Acabei me especializando nessa área e hoje à frente do centro de acompanhamento escolar, faço um trabalho diferenciado, visitando trimestralmente as escolas dos alunos que acompanhamos, bem como mantendo uma relação bem próxima com a coordenação, a fim de minimizar os problemas escolares. Atualmente mantemos uma relação escola – família – psicóloga e centro de estudos.
    Em todo esse tempo de trabalho tenho percebido que as instituições particulares não seguem uma legislação específica, cada caso um caso, não tendo um direcionamento uniforme. Com essa experiência, busco por meio do Trabalho de conclusão , se não sanar essa deficiência ao menos minimizá-la, podendo em um futuro próximo direcionar melhor os pais dos meus alunos bem como as escolas em que sou parceira, a respeito dos direitos mencionados em seu blog, tais como, o direito à uma educação diferenciada, com provas oras, trabalhos e avaliações diferentes, se preciso ter mais tempo para realizar as atividades, mas tudo isso aparado em legislação especifica.
    Enfim, venho por meios desta pedir sua contribuição com referências bibliográficas especificas para que eu enriqueça meu estudo e melhore meu projeto.
    Desde já agradeço sua atenção.
    Gisafelisbino2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde Claudia Hakim,
    Meu nome é Gislaine Felisbino, sou acadêmica do 8º período de Direito, de uma Universidade em Goiânia - Goiás.
    Sou bacharel em Biomedicina e licenciada em matemática. Trabalho na educação a mais de 13 anos, no acompanhamento escolar de alunos com transtornos e deficiências de aprendizagem. Acabei me especializando nessa área e hoje à frente do centro de acompanhamento escolar, faço um trabalho diferenciado, visitando trimestralmente as escolas dos alunos que acompanhamos, bem como mantendo uma relação bem próxima com a coordenação, a fim de minimizar os problemas escolares. Atualmente mantemos uma relação escola – família – psicóloga e centro de estudos.
    Em todo esse tempo de trabalho tenho percebido que as instituições particulares não seguem uma legislação específica, cada caso um caso, não tendo um direcionamento uniforme. Com essa experiência, busco por meio do Trabalho de conclusão , se não sanar essa deficiência ao menos minimizá-la, podendo em um futuro próximo direcionar melhor os pais dos meus alunos bem como as escolas em que sou parceira, a respeito dos direitos mencionados em seu blog, tais como, o direito à uma educação diferenciada, com provas oras, trabalhos e avaliações diferentes, se preciso ter mais tempo para realizar as atividades, mas tudo isso aparado em legislação especifica.
    Enfim, venho por meios desta pedir sua contribuição com referências bibliográficas especificas para que eu enriqueça meu estudo e melhore meu projeto.
    Desde já agradeço sua atenção.
    Gisafelisbino2@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Gislaine

      Tenho um, filho de 15 anos que foi diagnosticado com TDAH e encontra-se em tratamento e acompanhamento psicológico. Hoje enfrentamos um problema singular que não estou conseguindo uma orientação clara, será que você pode me orientar. Ele estuda em um colégio marista em minha cidade: cachoeira do Sul -RS. Acontece que a psicóloga chegou a conclusão e conversou comigo de que meu filho teria um rendimento melhor em algumas disciplinas, ele cursa o 1º ano do 2º Grau, se ele realiza-se as provas em separado da turma e com um tempo de 30 minutos a mais. Isso seria possível requerer a escola baseado em alguma lei, aja visto que ele tem um diagnostico de neurologista, de psicopedagoga e de psicóloga, com laudo inclusive.

      Atenciosamente

      Roniewerton Pacheco Fernandes

      roniewerton@yahoo.com.br

      Excluir
  62. Respondi no e-mail indicado, citando obras bibliográficas sobre superdotados, que é o foco e o tema do meu Blog. Sobre as demais inclusões, não tenho referência bibliográfica para lhe indicar ! Boa Sorte !

    ResponderExcluir
  63. olá boa tarde ! meu nome e Eliane tenho um filho de 7 anos q estuda em uma escola partícula ele foi diagnosticado com deficit de atenção , imperatividade, e 1 grau de altismo , a pois o laudo do neuro pediatra
    que informava as dificuldades q meu filho teria ao aprender , informando q a escola teria q ter um ensino diferenciado ,pois ele não tinha necessidade de uma escola especial , a escola este mês de setembro me convidou a retirá-lo, pois a escola me informa q não esta preparada para ter uma criança especial .
    eu gostaria de saber quais são os direito do meu filho ? e se eu posso esta processando a escola ?
    obrigada

    ResponderExcluir
  64. olá boa tarde ! meu nome e Eliane tenho um filho de 7 anos q estuda em uma escola partícula ele foi diagnosticado com deficit de atenção , imperatividade, e 1 grau de altismo , a pois o laudo do neuro pediatra
    que informava as dificuldades q meu filho teria ao aprender , informando q a escola teria q ter um ensino diferenciado ,pois ele não tinha necessidade de uma escola especial , a escola este mês de setembro me convidou a retirá-lo, pois a escola me informa q não esta preparada para ter uma criança especial .
    eu gostaria de saber quais são os direito do meu filho ? e se eu posso esta processando a escola ?
    obrigada
    meu email : elianenunes_machado@hotmail.com
    des de já agradeço as informações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode processar, sim, Eliane ! Se quiser uma consulta jurídica, me escreva : claudiahakim@uol.com.br.

      Excluir
  65. Oi Caudia , Parabéns pelo blog !!! olha só tenho uma filha de 16 anos e a 1 ano foi diagnosticada com tdah , ela tem sofrido mto e eu como mãe , mais ainda , porque ela se cobra mto , quer ter notas boas mas sempre tira notas baixas e fica de recuperação . Com isso ela fica mto triste , eu á entreguei na escola um laudo médico desde o ano passado , ela faz uso de ritalina , mas este ano ela entoru num quadro de depressão e transtorno de ansiedade , está em traatamento com psiquiatra e faz terapia cognitiva com uma excelente psicóloga ,minha filha está lutando pra vencer tudo isto e eu a apoio em tudo , ajudo ela em tudo para levantar a auto estima dela , mas estou mto procupada com as notas dela em física e matemática , ela já está em prova final e já está sofrendo mto por conta disso , ela está com medo de ser reprovada , pois já viveu esa experiência na 7série e eu fico com medo dela piorar a depressão dela e o transtorno de ansiedade , não estou suportando ver o sofrimento da minha filha , procuro colocar ella pra cima o tempo todo , motivo muito ela , mas confesso que estou mto preocupada , não sei o que posso fazer pra ajudar minha filha ! Só sei que uma reprovação agora só iria piorar o quadro dela , ela estuda em colégio particular e a unica providência que a escola toma em relação ao quadro dela é deixar ela fazer prova em sala separada junto com um monte de alunos com o mesmo problema dela , sendo que ela tem que chegar mais cedo pra encontrar lugar pra elaa , de tão cheia que a sala fica , sendo que algumas vezes não pode fazer a prova naquela sala porque não tinha lugar . Eu estou mto preocupada com aa situação da minha filha , por favor me oriente . obrigada e mais uma vez , Parabéns !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mary Pimentel. Escreva prá marcar uma consulta em meu escritório e se você não for de SP, posso lhe dar esta consulta e orientação por e-mail : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  66. Oi Cláudia, estou vivenciado algo muito parecido como a de Mary Pimentel. Você pode me dar orientações de profissionais especializados nesta área aqui no RN. Desde já agradeço por auxiliar tantas pessoas nesta área. Que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alessandra. Escreva prá marcar uma consulta em meu escritório e se você não for de SP, posso lhe dar esta consulta e orientação por e-mail : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  67. Prezada Cláudia
    Tenho um, filho de 15 anos que foi diagnosticado com TDAH e encontra-se em tratamento e acompanhamento psicológico. Hoje enfrentamos um problema singular que não estou conseguindo uma orientação clara, será que você pode me orientar. Ele estuda em um colégio marista em minha cidade: cachoeira do Sul -RS. Acontece que a psicóloga chegou a conclusão e conversou comigo de que meu filho teria um rendimento melhor em algumas disciplinas, ele cursa o 1º ano do 2º Grau, se ele realiza-se as provas em separado da turma e com um tempo de 30 minutos a mais. Isso seria possível requerer a escola baseado em alguma lei, aja visto que ele tem um diagnostico de neurologista, de psicopedagoga e de psicóloga, com laudo inclusive.

    Atenciosamente

    Roniewerton Pacheco Fernandes

    roniewerton@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, seria. Porém, nesta altura do ano letivo, se o laudo apontando TDAH não foi protocolado na escola com bastante antecedência, seus argumentos ficarão mais falhos. Para o ano letivo seguinte, no início do ano, protocole o laudo na escola e exija que ele faça prova separado da sua turma e com um tempo maior.

      Excluir
  68. Olá, gostaria de contar minha experiência...sempre tive TDAH...na minha infância tomei ritalina e com a chegada da adolescencia o médico me deu alta e suspendeu o medicamento.
    A partir daí minha vida escolar foi por água a baixo...tomei 5 bombas..até cheguei a pensar que eu fosse burro...
    Na verdade, o que havia desaparecido era o meus sintomas de hiperatividade, enquanto o défict de atenção continuou...
    Após adulto, fui novamente ao médico e fui diagnosticado novamente com TDAH...recomecei o uso de Ritalina...
    Após isso, recomecei meus estudos, passei e 3º lugar no enem (SISU) para Eng Ambiental, Passei para Odonto na Federal de Pelotas, Passei em 1º lugar na Faculdade de Direito...Fiz iniciação científica, inclusive com publicação de Artigo na Revista Científica da Faculdade....
    Minha conclusão é de que se tratado o transtorno o indivíduo pode ter o desempenho igual ou até superior ao do indivíduo dito normal...eliminando a necessidade de tratamentos especiais por parte da escola...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi bom ler seu relato, isso me dá muita esperança em relação ao futuro de meu filho que tem TDAH e tbm faz uso de ritalina, Parabéns pelas conquistas !

      Excluir
  69. Oi Claudia, parabéns pelo seu blog... muito bom!
    Gostaria de tirar uma dúvida... uma criança com TDAH, tem direito de fazer prova separadamente dos demais alunos, já que ele tem dificuldade de se concentrar?
    Muito obrigada 😉😘

    ResponderExcluir
  70. Oi Claudia, parabéns pelo seu blog, muito bom!
    Tenho uma dúvida, uma criança que já foi diagnosticada com TDAH tem o direito de fazer provas separadamente dos demais alunos, já que ele tem dificuldade para se concentrar?
    Desde já, agradeço! 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Daniela. Tem, dentre outros direitos que lhe é assegurado. É importante que as formas de atendimento e orientações aos professores e escola sobre o aluno com TDAH ou outra necessidade educacional especial seja discriminada expressamente no laudo que será encaminhado para a escola.

      Excluir
  71. Olá Cláudia.
    Tenho um filho, de dois anos, o qual já sabe LER, ESCREVER, e sabe algumas palavras em inglês. Já o levamos em uma associação de superdotados, o qual constatou, as altas habilidades.

    A princípio iria matriculá-lo numa escola particular, porém a escola informou que não saberia lidar com o mesmo, tendo em vista que tem habilidades para sua idade maior do que os demais.

    Foi solicitado um Laudo, por um profissional de Neuro psicopedagogia.

    Com este Laudo,e no mesmo, as informações darão orientações suficientes para acompanhá-lo? Pois o Laudo, custa entorno de R$ 400,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex. Seu caso demanda uma consulta. Me escreva, caso queira uma consulta : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  72. Bom Dia Claudia, tenho um filho de 09 anos diagnosticado com tdah porem pelo que vemos a escola por ser publica num oferece nenhuma condição para meu filho estar acompanhando os demais; a professora só nos fala que ele esta atrasado com relação a classe e pelo que nos já vimos ela simplesmente deixou ele de lado; o que podemos fazer em relação esta postura da professora
    EdegarGonçalves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edegar, procure a diretoria de ensino (supervisão de ensino), Conselho Tutelar, Ministério Público, defensoria pública ou advogado da área do direito educacional para que entre em contato com a escola (no caso da supervisão de ensino e do Conselho Tutelar) ou entre com ação judicial de obrigação de fazer, no caso dos demais profissionais mencionados. Boa Sorte !

      Excluir
  73. Parabéns pelo blog Cláudia.
    Sou advogada e tenho uma filha com 09 anos que tem TDAH, passamos por dificuldades diárias, pois no Brasil as escolas públicas ou particulares não estão preparadas e nem querem se preparar para receberem alunos com essas dificuldades. É triste porque vemos que seus direitos são constantemente desrespeitados e que a dignidade como ser humano desses pequenos são dilaceradas. Nós pais temos o dever e a obrigação de lutar constantemente para que isso não ocorra, buscando todos os meios cabíveis de uma educação adequada e digna para nossos filhos!!

    ResponderExcluir
  74. Olá, tenho uma filha de 4 anos com laudo de Hiperatividade. Ela tem acompanhamento semanal com psicologa e bimestral com neurologista e mensal com psiquiatra. Quase não faço nada para poder orienta-la em atividades que diminua sua ansiedade. Preciso me deslocar e ela não tolera bem transporte coletivo, nem filas, tenho algum direito legal que ela se enquadre como especial, consigo algum beneficio para as despesas. Hoje ela está no Núcleo de Altas Habilidades e Superdotados. Vi que ela está em um dos 3 grupos dos especiais.

    ResponderExcluir
  75. Só em Março devido a um período de mudança de estado fui numa escola conceituada para matricular minha filha. De posse dos laudos neurologicos que comprovam a hiperatividade e após a avaliação da psicologa da escola. Ela me afirmou que não podia receber minha filha pois a sala já estava lotada e minha filha não era mais uma, era uma aluna quer requeria cuidados especiais. Ela me negou a vaga. Eu prontamente falei que conhecia a lei de inclusão, pois sou pedagoga e sempre leio sobre os direitos educacionais. Dai ela me pediu 24 horas pra retornar o parecer da direção sobre a vaga, e eu ganhei a vaga.

    ResponderExcluir
  76. Tenho um filho de 08 anos diagnosticado com TDAH (com laudo médico), estuda em escola particular aqui em BH. Estava indo tão bem com o tratamento multidisciplinar formado por fono,psicologa, terapia ocupacional e neurologista, que resolveram liberar- lo do tratamento e inclusive a suspensão da Riatalina. Com a condição da escola ter uma participação mais ativa e informa-lo sobre o comportamento em sala de aula. Porém não estamos conseguindo que a escola nos auxiliem nessa empreitada. Já tentamos de tudo, tipo: Vários relatórios e laudos dos médicos explicando e solicitando esse auxilio, bilhetes na agenda escolar, reuniões com professores, coordenadores, psicologa e direção da escola e não obtivemos exito algum.
    Gostaria de saber o que mais poso fazer.
    Obrigada Patricia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Welington, se quiser uma consulta , entre em contato comigo : claudiahakim@uol.com.br, que lhe passarei os honorários e maiores orientações a este respeito.

      Excluir
    2. Bom dia os meus dois filhos tem um problema é é ja foi diagnosticado um e hiperativo e o outro tem transtorno desafiador eles tem direito ao benefício do INSS

      Excluir
  77. Tenho um filho de 08 anos diagnosticado com TDAH (com laudo médico), estuda em escola particular aqui em BH. Estava indo tão bem com o tratamento multidisciplinar formado por fono,psicologa, terapia ocupacional e neurologista, que resolveram liberar- lo do tratamento e inclusive a suspensão da Riatalina. Com a condição da escola ter uma participação mais ativa e informa-lo sobre o comportamento em sala de aula. Porém não estamos conseguindo que a escola nos auxiliem nessa empreitada. Já tentamos de tudo, tipo: Vários relatórios e laudos dos médicos explicando e solicitando esse auxilio, bilhetes na agenda escolar, reuniões com professores, coordenadores, psicologa e direção da escola e não obtivemos exito algum.
    Gostaria de saber o que mais poso fazer.
    Obrigada Patricia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Welington, se quiser uma consulta , entre em contato comigo : claudiahakim@uol.com.br, que lhe passarei os honorários e maiores orientações a este respeito.

      Excluir
  78. Parabéns pelo trabalho!
    Tenho uma filha de 09 anos que possui Déficit de Atenção (TDAH) e Dislexia. Ela estuda com meu filho mais velho em uma escola privada e gratuita. A escola começou a cobrar alguns anos atrás para que procurássemos (eu e minha esposa) por um especialista fonoaudiólogo. psicopedagoga, neuropsicóloga, neuropediatra e até psicólogo. Minha esposa então, assim o fez. Mas a fonoaudióloga também encaminhou a menina para outros especialistas para melhor acompanhamento e verificar se poderia haver outro tipo de deficiência. E assim começou os tratamentos começaram. Isso já vem de uns dois anos e meio para cá. Percebemos que a escola não está preparada para lidar com esse problema, pois não só nós, mas muitos outros pais foram cobrados por isso, que acarretou com crianças simplesmente saindo da escola, pelo estresse dos pais e da própria criança. No primeiro ano de 2014 a escola até que ajudou minha filha nas provas, e havia uma professora que ajudava por si só no aprendizado da menina. Mas esse ano (2015), onde minha filha foi aprovada para a 4ª série, a escola não está fazendo o mesmo papel, e por vezes, deixa a menina fazer as provas (não sei se acreditam que ela saiba ler corretamente), e ela acaba ficando em recuperação e dessa forma, causa estresse na menina e em minha esposa. Algum tempo depois, quando minha esposa foi falar com a orientadora da escola, parece que resolveram ajudar (entre aspas) a menina. Até mesmo a orientadora chegou a dizer que liberaria a menina durante algumas aulas para continuar o tratamento. Hoje, vi o estresse que minha esposa chegou, pois ela chorou na minha frente, quando a escola informou que não poderiam liberar a menina em horário de aula para ir aos especialistas e continuar o tratamento. Devo dizer que em minha cidade não existe profissionais qualificados para isso. A escola informou que minha esposa deveria fazer o tratamento de manhã. Não temos carro (pelo menos no momento), e muitas vezes dependemos da bondade de familiares para o deslocamento até uma cidade vizinha para a condução de minha esposa e filha. O trajeto de ônibus pode se tornar um atraso de horas, devido ao trânsito, e como a menina estuda a tarde, poderia também haver atrasos também. Além disso a menina sofre de asma, e o ar condicionado do ônibus é um veneno para ela, pois acaba agravando ainda mais essa situação. Meu filho também estuda a tarde e eu trabalho. Informo que foi entregue para a escola todos os laudos médicos solicitados e que tínhamos em mãos para que ficasse bem claro a situação da menina. Inclusive, foi entrado em contato com alguns especialistas que a acompanharam para que entrassem em contato com a escola e solicitassem um acompanhamento mais adequado. Pergunto: Que providências tomar nessa situação? A Lei vale para esse tive escola (privada/gratuita)? Não gostaria de tirar a menina da escola, pois creio que a escola deve sim se adequar a esse tipo de problema, mesmo ela oferecendo seus serviços gratuitos. Se isso continuar, o Ministério Público pode ser acionado? Agradeço sua atenção desde já! Att, Flávio/Cristine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio Rodrigues.Suas dúvidas implicam numa consulta. Caso queira se consultar comigo, me envie um e-mail : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  79. Sra. Claudia, boa tarde!

    Esta legislação vale também para as escolas particulares?
    Meu filho é TDA e estou tendo problemas com as avaliações.
    Posso me basear em algum outro outro artigo da LDB ou até mesmo da Constituição Federal?

    Aguardo seu retorno. Grata

    Ana Roriz
    e-mail roriz45@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Kortz, Sim, a legislação vale para escolar particulares também. Pode se basar na LDB, na CF e em Deliberações dos Conselhos de Educação específicas para este caso. Caso queira se consultar comigo, para obter maior embasamento jurídico sobre estes direitos, me envie um e-mail : claudiahakim@uol.com.br, que eu lhe repasso os honorários da consulta e formas de atendimento.

      Excluir
  80. Olá Cláudia, tudo bem? Meu nome é Elaine, tenho um filho de 06 anos que desde bebê faz acompanhamento com a neuro pediatra .Após completar 06 anos ele foi diagnosticado com o transtorno déficit de atenção, hiperatividade do tipo combinado, com comorbidade transtorno opositor e desafiador. CID F90 F81.3 F 81.0 e passou a usar os medicamentos Ritalina e Rispiridona . O rémedio trouxe beneficios em relação á vida escolar pórem não ajuda muito quanto á limite e regras. A secretária de educação do meu município oferece algumas intervenções como terapia ocupacional, psicologia e psico pedagogia, gostaria de saber se ele tem direito já que estuda em escola particular.

    ResponderExcluir
  81. Olá...meu filho foi diagnosticado com déficit de atenção.Os remédios são caros...ele tem direito da prefeitura uma ajuda para comprar os remedios.Ele tem 18 anos e está no nono ano.

    ResponderExcluir
  82. Ola...meu filho tem 18 anos e foi diagnosticado com déficit de atencao....os remedios sao caros.Ele tem direito de uma ajuda da prefeitura para comprar os remédios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deve procurar um defensor público, defensoria pública ou MP e entrar com ação de obrigação de fazer contra o Estado para que o SUS forneça o remédio ao seu filho, sem que vc precise pagar por ele. Boa Sorte !

      Excluir
  83. Tenho uma amiga cujo o filho tem hiperatividade e sempre que ela o envia para a escola a coordenação pede para que a secretaria entre em contato com a mãe para busca-lo, porque não tem condições de ele permanecer em sala de aula? É correto o que a escola esta fazendo? Isso não é considerado exclusão social?

    obrigada!

    ResponderExcluir
  84. boa noite ... por favor me oriente , minha filha tem 5 anos e tem síndrome de down ja passou por varias escola privadas mais infelizmente não recebe a dedicação que ela precisa , estou pensando em matricula-la em rede publica gostaria de saber se ela tem direito a acompanha-te? meu imail e kethulytalline@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kethuly,

      Havendo interesse em obter uma consulta, me escreva : claudiahakim@uol.com.br, que lhe passarei os honorários da consulta, por e-mail, ok ?

      Excluir
  85. Estou com problema na escola que meu filho de 9 anos estuda...é o primeiro ano dele em uma escola particular esta no 4º ano (fundamental II) pois venho de uma escola municipal a qual não teve muito aprendizado....Qdo veio para essa escola particular tivemos problemas com seu comportamento com as crianças fomos chamados e pediram para procurar ajuda com psicologo indicaram uma que a diretora conhece..beleza conseguimos sanar o comportamento dele..então ele agora apresenta dificuldade em interpretação e não consegue no momento acompanhar a classe...fomos chamados novamente ..mudamos o tratamento dele com a mesma psico que também é formama em neuro...estamos com medo dele reprovar ja conversei com a diretora sobre essa preocupação ela me disse que não pensa nisso porque a escola ta lá para ajudar para aprova-lo e não reprova-lo...ela não nos passa muita confiança e segurança...eu vejo pela as notas dele que no primeiro bimestre e segundo ta na media mas tinha uma professora de 4 materias que ajudou ele muito com sua força de vontade ajudava ele e agora tiraram ela da escola que já se torna mais uma preocupação pois a nova professora ele me fala que não ajuda ele como a outra anterior então provalvelmente no terceiro bim ele vão ficar com nota abaixo da media..Percebo que ele não consegue elaborar perguntas e respostas...para eu ajuda-lo a estudar eu pego o que é para estudar e transforme em perguntas e coloque três opções para ele assinalar a correta e percebi que assim ele acertou das 19 questões 17 e comente isso com a neuro dele para ver com a escola se pode se mudar a didaticas da prova ela disse que não sabe se irão aceitar...mas o que também me chama atenção dessa neura e sempre a escola em primeiro lugar e meu filho em planos...fui saber dela pela algumas funcionárias da escola me disseram que são muitas amigas de filhos dormirem uma na casa da outra ai eu fico pensando sera que ela deve ter a nossa confiança porque tudo que falo que pode ajudar o meu filho ela descorda comigo...Ela por ser neura pediu que eu procurasse a amiga dela psicopedagoga para avaliar tb o meu filho para que ela com ajuda da outra consegue finalizar algum diagnóstico dele...O que fazer estou perdida e confusa medo dele reprovar por erro de alguma delas...Me ajudem por favopr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejando uma consulta, favor entrar em contato comigo, que informarei o valor por mensagem : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  86. Oi vc pode me tirar uma dúvida, tenho uma aluna que tens sérios problemas de síndrome do pânico e depressão profunda, já tentou contra sua vida várias vezes e agride suss irmãs menores tbm, a mãe está um pouco omissa na situação, já mandamos pro conselho tutelar de Itaquá mas nada foi resolvido até agora, temo pelo pior, de que maneira posso ajudar essa família se a escola já encaminhou o caso?

    ResponderExcluir
  87. OLA!
    SOU MAE DE UMA GAROTO COM 6 ANOS E RECENTEMENTE DIAGNOSTICADO COM TDAH. MORO EM UMA CIDADE DO INTERIOR ONDE AS OPCOES DE ESCOLA SAO MINIMAS.
    A VERDADE TENHO DUAS OPCOES: 1- COLOCAR EM UMA ESCOLA QUE SOBRA VAGAS E TEM UM HISTORICO TERRIVEL ( PRA SER BEM RESUMIDA)
    2- COLOCAR EM UMA ESCOLA COM ENSINO BOM, NO ENTANTO COM POUQUISSIMAS VAGAS. ALIÁS TEREI QUE DORMIR NA FILA POR UMA SEMANA.

    O MEU DESESPERO É NAO QUERER COLOCA-LO NA ESCOLA 1.
    GOSTARIA DE SABER SE TENHO ALGUM DIREITO DE ESCOLHER A ESCOLA DO MEU FILHO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graziele.

      Você não me disse se a escola em questão é pública ou particular. Se for pública, sim. Te direito de optar por uma que atenda as necessidades educacionais de seu filho. Procure a supervisão de ensino mais próxima de sua residência,munida do laudo e explique a situação para ela lhe indicar a escola.

      Excluir
  88. Meu filho é tem deficiência de aprendizagem. Em avaliação neuropsicológica ficou constatado deficiência do processamento auditivo central. Foi indicado avaliação do PAC. O problema é que não estou conseguindo profissional que realize essa avaliação. Poderia me indicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josefa. De qual cidade e Estado você é ?

      Excluir
    2. Ola Cláudia hakim
      Minha filha tem 9 ano esta 3 ano do ensino fundamental.no final do 2bimestre foi me passado q estava com dificuldades em interpretação de texto...eu fiz o que pode em casa para lhe ajudar.mas no final do 3bimestre já me disseram para procurar medico pediatra para encaminhar para um profissional que talvez poderia esta com déficit de atenção. Conseguir o pediatra que encaminhou para fonoaudiólogo mas n conseguir o fono ainda..faltando um mês para terminar o ano letivo fui na escola e me falaram pra mim procurar um profissional q pode ser dilexia...se ela n se recuperar neste um mês q falta para terminar o bimestre vai reprovar..minha duvida e se a escola não podia ter encaminhado o aluno direto ao profissional?. E se e difícil para os professores diagnosticar para q os pais possa tomar providências?Minha filha pode ser reprovada...Ela chora mt pq não q reprovar ..o que eu faço para ajudar...

      Excluir
    3. Ola Cláudia hakim
      Minha filha tem 9 ano esta 3 ano do ensino fundamental.no final do 2bimestre foi me passado q estava com dificuldades em interpretação de texto...eu fiz o que pode em casa para lhe ajudar.mas no final do 3bimestre já me disseram para procurar medico pediatra para encaminhar para um profissional que talvez poderia esta com déficit de atenção. Conseguir o pediatra que encaminhou para fonoaudiólogo mas n conseguir o fono ainda..faltando um mês para terminar o ano letivo fui na escola e me falaram pra mim procurar um profissional q pode ser dilexia...se ela n se recuperar neste um mês q falta para terminar o bimestre vai reprovar..minha duvida e se a escola não podia ter encaminhado o aluno direto ao profissional?. E se e difícil para os professores diagnosticar para q os pais possa tomar providências?Minha filha pode ser reprovada...Ela chora mt pq não q reprovar ..o que eu faço para ajudar...

      Excluir
    4. Lola,

      A escola até poderia ter este conhecimento e encaminhado seu filho para o profissional adequado para fazer este tipo de avaliação,mas não é obrigação dela. Quem tem competência para fazer este tipo de diagnóstico ´é uma equipe multidisciplinar. Procure um neuropsicólogo e um psiquiatra ou neuropediatra para fecharem este diagnóstico e lhe dar as orientaçoes necessária quanto ao tratamento. Uma vez munida de um laudo que indique um transtorno ou a origem das dificuldades de aprendizagem, você deve apresentar o laudo para a escola e exigir o atendimento educacional especializado, de acordo com as necessidades apresentadadas no laudo.

      Excluir
    5. Procure a diretoria de ensino responsável pela escola de sua filha e relate o caso para eles, Lola.

      Excluir
    6. Claudia Hakim
      Obrigado pela orientação..vou procura uns desses profissional que me disse para o ano que vem ajudar ela...

      Excluir
  89. Oi tenho 22 anos curso o ensino superior na Universidade Federal e recentemente descobrir que tenho TDAH informei aos professores e a coordenação ate tudo traquilo pior mesmo que não entendo nada que os professores leciona, fazer e estuda para as avaliação meu DEUS tormento a ultima nem fiz só assinei meu nome eentreguei depois de 30 mim . Existe alguma lei que protege o Aluno TDAH no ensino Superior ? ja que informei a todos que spo TDAH mais nada foi feito em relação a isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nssa legislação já é um pouco omissa, ou melhor dizendo, obscura, no sentido de garantir DE FORMA EXPRESSA os direitos dos alunos com TDAH, dislexia, TEA, etc, na educação básica .

      A única lei federal que temos, é a recente lei de deficiência, e que define como pessoa com deficiência como aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

      Nossa legislação brasileira prevê que seja dispensado tratamento diferenciado aos portadores do TDAH em seu aprendizado, tal como a realização de provas com mais tempo, com flexibilidade, enunciados mais fácies de serem por eles assimilados, orais, se necessário for, já que tais indivíduos muitas vezes encontram dificuldades de leitura ou na realização de cálculos.

      A educação é um direito básico e que não pode ser negado a nenhum cidadão. A nossa Constituição consagra a educação como um direito social, conforme preceitua seu artigo 6º. E o que isso quer dizer? Simplesmente, que é um direito que deve ser estendido a toda a sociedade, sem que sejam colocados obstáculos de raça, credo, sexo, ou qualquer outra diferença. Mais ainda, a Constituição Federal destina um Capítulo inteiro ao tema da educação. Nela, a educação é tratada como direito de todos, sendo um dever do Estado e da família, devendo ser promovida e incentivada com a colaboração de toda a sociedade.

      Já o artigo 208 enumera diversas garantias quando do comprometimento do Estado na educação de seu povo, pelo que podemos destacar para o tema o inciso III deste artigo.

      É fácil concluir, portanto, que o Estado Brasileiro tem a obrigação constitucional de garantir a educação a todos os cidadãos, seguindo diretrizes claras e oferecendo garantias de tal direito social. E caso sejam necessárias ações especiais para proporcionar a oferta desse direito a todos, o Estado é obrigado a adotá-las, como no caso dos deficientes, tal como definido na legislação. Estando a Universidade exercendo a função delegada de Educação em nome do Estado, é dela o dever de garantir a educação de todos os seus alunos, inclusive aqueles alunos que portarem alguma deficiência e necessidade educacional a ser demonstrada em laudo.
      Ademais, Decretos, Leis Federais e Resoluções do Conselho Nacional e Estadual de Educação se dedicam ao tema da Educação Especial, mas ainda há muita dúvida, por parte dos operadores do direito, neste caso, as Universidades, que acreditam que somente tem direito a um atendimento educacional especializado o aluno da Educação Básica. Então quer dizer que, por que o aluno entrou na Universidade, ele deixa de ser portador de uma deficiência, Síndrome ou Transtorno de Comportamento (que interfere na aprendizagem) ou de Aprendizagem, propriamente dito ? Claro que não ! E, e o aluno não deixa de apresentar estes transtornos e dificuldades de aprendizagem, por que deixará de ter os mesmos direitos assegurados aos alunos da Educação Básica ? Só porque entrou na Universidade ? Claro que não, novamente !
      Por fim, nossa Lei de Diretrizes Básicas nos dá uma ajuda, ao sinalizar, em alguns artigos voltados para a Educação Especial, que este direito se estende também para o nível universitário. Ao menos, é esta a minha interpretação.
      Importante ressaltar que se trata de um verdadeiro exercício de interpretação jurídica, por parte do advogado que atua na área do Direito Educacional, para demonstrar para as universidades aonde estão assegurados, em nosso ordenamento jurídico, e em nossa jurisprudência, o direito à Educação Especial dos alunos com TDHA, DISLEXIA, TEA, e outras condições ou alterações do neurodesenvolvimento que afetem a aprendizagem.

      Se quiser uma consulta mais específica sobre os direitos dos alunos com TDAH em ensino superior, me escreva, que lhe passo o valor dos meus honorários : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  90. Tenho um filho com 5 anos hiperativo e déficit de atenção. Ele não consegui acompanhar o infantil 5 já vai fazer 1 série, queria muito que ele repetisse de ano pois acredito,que assim ele assimilaria melhor pois a professora sugeriu q ele ficasse na primeira série com o livro do infantil 5 e pra mim não faz sentido ele está em uma sala com todo o matéria diferente, enfim tem alguma lei que apóie a decisão dos país no caso de concordarem em que o melhor é repetir de série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joany, não existe lei, mas já consegui a retenção de serir em casos iguais aos seus, judicialmente. Se tiver interesse,me mande email : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  91. Oi Claudia eu me chamo Kelly tenho um filho de 12anos com DTHA eu estou com dificuldades de matrícula estou morando em Rancharia SP e aqui estamos com essa dificuldade pois a duas escolas q tem vagas pra ele não é aconselhável para ele pois a alunos q ja tiveram problemas com a justiça problemas de tropas e até mesmo feben agora estou tentando uma vaga para ele numa escola pública q é apontada como a melhor e no período integral nas ja m bateram a borra duas vezes meu esposo essa noite amanheceu lá pra assegurar uma vaga e nois foi negada meu filho nao quer frequentar a outra escola por medo e estou sem saber o q fazer pois sem poder desempregada nao posso pagar uma escola particular no meio do ano passado quando aqui cheguei e m deparei com essas dificuldades como ainda estava recebendo seguro desemprego paguei os ultimos seis meses numa particular agora meu seguro acabou contínuo desempregada meu esposo vive de bicos e não consegui de novo vaga pra ele, Claudia há alguma lei q posso usar a meu favor para conseguir essa vaga pra ele nessa escola, amanhã pensei em procurar o promotor da cidade pois as aulas ja começaram e ele não quer ir para a escola q está matriculado e na outra q espero por uma vaga nao m dão garantia de nada e eu nao posso ficar com ele em cs sem estudar senão arrumo problemas com o Conselho tutelar oq eu posso fazer m ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly, procure a defensoria pública na OAB de sua cidade ; ou o ministério público (promotor ) para que entrem com uma ação para o Estado matricular seu filho na escola indicada. Leve laudo e todos os documentos que puderem comprovar o TDAH do seu filho.

      Excluir
  92. Meu filho tem TDAH e TOD foi diagnosticado com o Cid F90 e o Cid F91_3 já faz uso do venvanse de 35mg e imipramina de 25 mg, gostaria de saber se ele tem direito de fazer provas diferentes das dos outros alunos e se ele pode ser reprovado, obrigado Rosimeire.

    ResponderExcluir
  93. Meu filho tem TDAH e TOD foi diagnosticado com o Cid F90 e o Cid F91_3 já faz uso do venvanse de 35mg e imipramina de 25 mg, gostaria de saber se ele tem direito de fazer provas diferentes das dos outros alunos e se ele pode ser reprovado, obrigado Rosimeire.

    ResponderExcluir
  94. Gostaria de uma consulta, como faço?

    ResponderExcluir
  95. ola meu filho tem 13 anos ele e tdah ja esta na 6ano ja fui chamado varias vezes na escola pelo seu comportamento a diretora disse que ele nao tem problema nenhun oque devo fazer ja entreguei o laudo mais nao adianta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Osiel, procure o departamento de educação especial da secretaria de educação/diretoria de ensino ou nucleo de educação de sua cidade ou estado e denuncie para eles. Ou procure o ministério público ou a defensoria pública. Caso queria uma consulta jurifica, me escreva : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  96. ola meu filho tem 13 anos ele foi TDAH e foi diagnosticado com o Cid F90 e o Cid F91 tem o laudo mais convrsei com a diretora da escola ela me falo que meu filho nao tinha nada falou que ele nao tinha vontade oque devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sugiro trocar de escola. Mas, caso você insista em mantê-lo neste ambiente, sugiro que você procure o departamento de educação especial da secretaria de educação/diretoria de ensino ou nucleo de educação de sua cidade ou estado e denuncie para eles. Ou procure o ministério público ou a defensoria pública. Caso queria uma consulta jurifica, me escreva : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  97. Olá boa noite, hj recebi o laudo médico de meu filho q realmente ele tem apresenta déficit de atenção. Minha preocupação é:qual será a reação da escola , já que a própria médica culpou a escola por não ter dado uma base de ensino adequado pra meu filho , uma vez que ele se alfabetizou nesta mesma escola em que ele estuda até hj com 10 anos , pois a médica confirmou que seu déficit aflorou por esta falta de base escolar ...enfim , o que gostaria de saber , é se a escola tem obrigação de oferecer ensino diferenciado para meu filho assim como está no laudo, posso me munir de alguma lei ??

    ResponderExcluir
  98. Olá boa noite, hj recebi o laudo médico de meu filho q realmente ele tem apresenta déficit de atenção. Minha preocupação é:qual será a reação da escola , já que a própria médica culpou a escola por não ter dado uma base de ensino adequado pra meu filho , uma vez que ele se alfabetizou nesta mesma escola em que ele estuda até hj com 10 anos , pois a médica confirmou que seu déficit aflorou por esta falta de base escolar ...enfim , o que gostaria de saber , é se a escola tem obrigação de oferecer ensino diferenciado para meu filho assim como está no laudo, posso me munir de alguma lei ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, Sabrina. Pode sim. Se quiser conhecer quais são estas leis, me escreva que lhe dou uma consultoria. Pessoal ou por e-mail : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  99. Ola, boa tarde! Gostaria de saber se existe alguma lei para que eu obrigue a escola do meu filho a pedir um laudo sobre hiperatividade junto ao local onde ele faz tratamento. A escola é particular e diz que os assessores disseram que a escola não tem o dever de exigir esse laudo. O problema é que por esse motivo, o local do tratamento não esta querendo fornecer o laudo, lá eles dizem que a escola que tem que fazer esse pedido, onde a escola se nega! Existe alguma lei pra eu exigir que a escola peça o laudo? Obrigada desde já! Davi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe nenhuma lei neste sentido. Se quiser contratar advogado para tentar a internações entre escola e a clínica que exige o laudo da escola, me escreva : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
    2. Não vejo o por quê o local do tratamento se nega a fornecer o laudo ! Me parece ser um direito seu ! Consulte a Associação Médica !

      Excluir
  100. Claudia boa noite!
    Obrigada por dedicar parte de seu tempo em ajudar as mães de crianças com tdah e dislexia. As vezes é tão desesperador se ver diante do despreparo dos professores que quando encontro uma pessoa com tanta boa vontade, conhecimento de causa e ainda advogada, dá até um alento nessa luta.
    Um grande abraço! Elis

    ResponderExcluir
  101. Parabéns pelo trabalho q faz.Hj tenho uma filha de 7 anos,q a escola já deixou claro q vai reprova-lá,porém ela é acompanhada por uma psicóloga,uma psicopedagoga e uma fono,a qual todas as profissionais desconfiam de um deficit de atenção visual,se isso ficar provado após passar pelo neuropediatra como posso proceder contra a escola,q normalmente acha tudo normal para a idade da minha filha,e como posso fazer pra q eles não retenham ela esse ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem laudo e à esta altura do ano letivo, pode ser que a escola a reprove. O ideal é que se tenha o laudo e o apresente para a escola já no início do ano letivo e não ao final do ano para evitar a repetência. Porém, tudo pode ser discutido em recurso contra decisão que eventualmente retiver sua filha de série, tanto em nível administrativo, quanto judiciallmente, a depender dos elementos que ensejarem a retenção dela. Caso sua filha repita de ano, se quiser me contratar para elaborar o recurso administrativo ou judicial para discutir a retenção, entre em contato comigo em meu email : claudia@ganchakim.com.br

      Excluir
  102. Boa noite Cláudia meu filho e hiperativo gostaria de saber com o laudo que eu tenho além da professora em sala de aula se da a ele o direito de ser acompanhado por um profissional específico TDAH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há leis expressas para os alunos com TDAH terem acompanhamento por profissional específico. Mas, os pais podem buscar na justiça este acompanhamento, pois os juízes têm sido sensíveis à esta questão. Também podemos notificar a escola e ver se ela concorda em oferecer este atendimento educacional.

      Excluir
  103. Boa tarde Claudia. Meu filho está no 6º ano, em uma escola particular e desde o 4º ele tem laudo de deficit de atenção, inclusive a escola da a medicação para ele na hora do recreio. Todo ano eu levo um novo laudo da psiquiatra comprovando que ele continua com a mediação e o tratamento. Porém nesse ano está querendo reprova-lo. Estivemos várias vezes na escola, durante todo o ano para conversar com os professores e ele nunca recebeu uma atenção diferenciada devido o problema dele. A escola pode reprova-lo sendo ele um aluno com laudo de deficit de atenção?

    Obrigada pela atenção
    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escola pode reprová-lo, assim como você pode discutir esta reprovação, administrativa ou judicialmente. Em caso de reprovação, querendo me contratar para entrar com recurso administrativo ou judicial, me contate : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  104. Boa tarde Claudia. Meu filho está no 6º ano, em uma escola particular e desde o 4º ele tem laudo de deficit de atenção, inclusive a escola da a medicação para ele na hora do recreio. Todo ano eu levo um novo laudo da psiquiatra comprovando que ele continua com a mediação e o tratamento. Porém nesse ano está querendo reprova-lo. Estivemos várias vezes na escola, durante todo o ano para conversar com os professores e ele nunca recebeu uma atenção diferenciada devido o problema dele. A escola pode reprova-lo sendo ele um aluno com laudo de deficit de atenção?

    Obrigada pela atenção
    Tatiana

    ResponderExcluir
  105. Adorei a forma como você explica sobre TDAH e superdotação (através de testes ele chegou a um percentual de quase 100%), meu filho de 10 anos foi diagnosticado ano passado e até hoje fico sem jeito em muitas situações, o que ainda ninguém conseguiu me explicar é que como um menino que sempre foi um anjo, dormia bem, carinhoso, inteligente pode mudar tanto. Ele tem TDAH acompanhados de oscilações de humor e opositor, para mim como mãe é muito difícil, ele faz acompanhamento psicoterapêutico e com neuropediatra, o remédio que ele tomou o deixou aéreo, por isso eu pareI, levei o laudo para a escola e estou esperando para ver o que eles vão fazer, já que o médico pediu para as provas serem fracionadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de tentar continuar com o tratamento medicamentoso. Os estudos científicos comprovam que o melhor tratamento para TDAH é a medicação. É comum não dar certo um certo tipo de medicação e o médico ter que trocar. Então, insista no uso do remédio e veja isto com o psiquiatra que a está atendendo. Em relação à escola, ela deve, sim, oferecer avaliações diferenciadas e com mais tempo ao aluno que apresenta TDAH. E, continue com a psicoterapia e terapia comportamental.

      Excluir
  106. Olá boa tarde Cláudia, minha filha de 15 anos tem TDAH,faz acompanhamento com psicólogo, neurologista e faz uso do venvanse de 70mg há dois anos, tem todos os laudos atualizados na escola. Ela tirou 1,0 numa prova de matemática valendo 4,0, sempre teve muita dificuldade em matemática. Gostaria de saber se tenho direito de pedir pra escola repetir essa prova pra ela tentar melhorar essa nota? Obrigada e aguardo seu retorno. Att. Ariadne (Viçosa-MG).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ariadne,

      A escola não oferece atendimento educacional especializado para ela ? Por que você protocola os laudos atualizados na escola ? Ela oferece adaptação curricular ? Provas com mais tempo ? Eu acho que se ela não tinha direito à estas adaptações curriculares e uma prova mais objetiva e com enunciados mais diretos, mais tempo, em local separado, você tem direito, sim, de pedir isto tudo e pedir que ofereçam nova oportunidade para ela melhorar a nota e começarem, desde ontem, a fazer a inclusão dela. Se não funcionar, e você tiver interesse, pode me contratar para eu notificar a escola e fazer a intervenção necessária. Boa Sorte !

      Excluir
    2. Oi Cláudia, fiquei feliz com seu retorno, obrigada! A escola não oferece atendimento educacional especializado, nem adaptação curricular, nem provas mais objetivas, as provas dela são iguais aos dos outros alunos sem TDAH. As únicas coisas que a escola ofereceu pra ela até hoje, desde o dia que deixei o laudo com a coordenadora pedagógica, foi provas com mais tempo e em local separado! O que vc poderia fazer em relação a essa intervenção? Qual o valor que eu teria que pagar a vc?

      Excluir
  107. Tenho encaminhamento de professor de apoio para meu filho,foi constatado TDAH ,e ele tem muita dificuldade na aprendizagem e coordenação, a lei amapara o pedido de professor de apoio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Mas, é ´possível que se consiga o professor de apoio, uma vez demonstrada a necessidade por laudo profissional e ação judicial.

      Excluir
  108. boa tarde gostaria de saber que decisao tomar pois meu primo te tdh tem aludo medico toma remedio controlado (ritalina)
    e a escola o reprovou pela 2° vez diz nao estar maduro para acompanhar a turma ele tem 9° anos esta no 3° ano fundamental I ele frequenta sala multifuncional em outra escola pois aescola que ele estada nao oferecia esta sala, a escola nao propos nem um metodo diferente de atividades e avaliaçoes para ajuda-lo . simplesmente ele esta reprovado .
    sou professora e até onde sei nao pode reprovar o aluno quando a escola nao oferece diferentes formas de aprendizagem, e a sala multifuncional que ele frequenta a professora disse que ele se desenvolve muito bem.
    fico no aguardo de uma ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para orientações trabalho mediante consulta. Se houver interesse em saber o valor da minha consulta, me escreva : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  109. Minha filha foi diagnosticada com ansiedade, dislexia e Tdh eu fui na escola conversei com a direção e solicitei atendimento diferenciado pra ela e um mediador, os responsáveis me trataram mal e ainda disseram que ali não era escola pública, uma amiga minha não recomendou a página da escola no Facebook aí eles brigaram mais ainda e saíram falando que eu falava mal da escola com todo mundo. Gostaria de saber se ela tem o direito à mediador e se eu tenho direito de falar sobre oque acontece com minha filha com outras pessoas. Há eu disse que ela seria medicada aí eles disseram que eles têm que ver o medicamento pq ela iria ficar nervosa eles têm esse direito de falar dela por causa do remédio? Desde de já agradeço a sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado com o que você posta nas suas páginas e perfis sociais. Eles podem gerar crimes de calúnia ou difamação. Sugiro que não poste. A escola não pode controlar os remédios que sua filha deve ou não tomar. Isto é uma indicação do médico e que será adotado ou não pela família e a escolha da família deverá ser respeitada. Dislexia , TDAH e ansiedade, a princípio não precisariam de mediador, mas se esta necessidade ficar caracterizada por um laudo, você poderá ingressar com ação judicial neste sentido. Procure o MP, a defensoria pública ou um advogado especialista em Direito Educacional. Se você quiser me contratar, me escreva: claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  110. Ola, meu filho foi diagnosticado com TDAH e venho tendo alguns problemas na escola,ele não conseguiu passar e ano queria Sender se tenho o direito de mudar ele de escola ? Só que a escola afirma que não tem vaga o que eu fasso?

    ResponderExcluir
  111. Boa tarde, Cláudia!
    Hoje entrei na internet para pesquisar sobre direitos e recursos para amparar as condições da minha filha.
    Desde bebê já havia notado reações diferentes nela com relação a bebês de sua idade. Ela falou "mama" que seria mamãe aos 3 meses e daí em diante ampliou seu vocabulário rapidamente e que com 1 ano já formava frases e interagia com tudo.
    aos 6 meses vimos ela fazer contagem " um, dois, três e já" rimos muito. Já aos 4 meses ela passou a sentar sozinha e andou com 7 meses. Com 1 anos sabia todo o alfabeto e número até 10.
    Com um 1 anos e 9 meses percebemos que ela reconhecia letras e números, após ler a placa do carro.
    Aos 2 anos já sabia contar e reconhecia números até 50, sabia formas, cores, e em inglês também. Próximo de fazer 3 anos passou a contar até 100 e escrevia os números.
    hoje com 4 anos já lê fluentemente e sabe calculo com dois números, já está aprendendo a multiplicação ( pois ela me exige que a ensine..eu fico sem saber o que fazer, pois ela sempre pede para ensina-la algo novo).
    Ela já está falando Russo através de videos youtube e aprendendo Espanhol.
    Isso é um pouco do que ela já está fazendo.
    Ela esta semana teve um diagnostico de neuropsicólogico com Alta habilidades-superdotação.
    Aqui na minha região ( interior de Minas Gerais) não há escola pública que tenha ou esteja preparada para criança superdotada.
    Porém há um colégio particular que tem professores especialista em crianças com altas habilidades, mas não tem bolsa e fica difícil pagar as mensalidades que passa do valor de 1 mil reais.
    Você saberia me dizer se o órgão público poderia custear essa mensalidade em vista das necessidades dela?
    Tem alguma base legal para requerer?
    Desde já agradeço a orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bolsa não é oferecida pelo fato da criança ser superdotada e ter laudo neste sentido e sim por Ela apresentar BOM DESEMPENHO pedagógico, o que será avaliado e medido em provas e processo seletivo aplicado pela instituição que oferece bolsa ou escola. Isto porque o aluno pode ser superdotado e não necessariamente apresentar excelente desempenho acadêmico e as es colas estão atrás de alunos com bom desempenho pedagógico.


      Existe o projeto


      - ISMART

      Ismart valoriza acadêmicos para que se tornem agentes de transformação na sociedade
      https://www.segs.com.br/educacao/167408-ismart-valoriza-talentos-academicos-para-que-se-tornem-agentes-de-transformacao-na-sociedade#ath


      Instituto proporciona acesso à educação de excelência por meio de sistema de bolsas que acompanha o aluno desde o ensino fundamental até a universidade
      A educação é o principal meio para formação de cidadãos completos, questionadores, engajados e capazes de promover mudanças importantes na sociedade. Porém, nem sempre os jovens de baixa renda têm acesso à educação de qualidade em função dos desafios que a educação pública enfrenta atualmente. A desigualdade social é um dos fatores que atrasa o desenvolvimento do pleno potencial do indivíduo e da sociedade.
      As boas oportunidades aliadas ao esforço pessoal incentivam a promoção social e o alcance dos sonhos. Nesse cenário, foi fundado em 1999 o Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart) com a missão de identificar jovens talentos de baixa renda com alto potencial acadêmico, entre 12 e 15 anos de idade, concedendo bolsas em escolas particulares de excelência e acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional - do ensino fundamental à universidade. O Ismart ainda conta com a plataforma online de estudos disponível aos candidatos que foram selecionados no processo seletivo.

      Excluir