Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Inteligência lógico matemática e Interpessoal







·  Um amigo meu postou no facebook o seguinte post : “CHAMADO À LUCIDEZ - Em sua coluna de hoje no Estadão, Lúcia Guimarães compara duas celebridades do mundo da tecnologia : o carismático Steve Jobs e o insosso Bill Gates. A jornalista levanta a questão sobre qual deles vai entrar para a história pela contribuição mais significativa dada à humanidade. O fundador da Apple criou bens de consumo  revolucionários, voltados à comunicação e ao entretenimento.Por sua vez, o empresário da Microsoft doou à caridade a fortuna que acumulou e  renunciou aos seus negócios, para poder  se dedicar à missão de melhorar as condições de vida, especialmente de saúde,  da população miserável do planeta  criou bens de consumo revolucionários voltados à comunicação e ao entretenimento. Por sua vez, o empresário da Microsoft doou à caridade a fortuna que acumulou e renunciou aos seus negócios para poder se dedicar à missão de melhorar as condições de vida, especialmente de saúde, da população miserável do planeta.



Não pude evitar de pensar e fazer uma observação, do ponto de vista da superdotação (Afinal de contas, não posso perder o meu foco ... he he).



Considero os dois gênios da informática.



Não sei responder à esta pergunta, mas, notei que, evidentemente, os dois são superdotados na área lógico-matémática, informática, mas, este lado espiritual do Bill Gates demonstra que ele também é dotado de uma Inteligência Interpessoal - expressa pela habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Encontra-se mais desenvolvida em políticos, religiosos e professores. É a capacidade de se comunicar e compreender as emoções dos outros. De ser líder e humanista. Ex. Mahatma Gandhi, Madre Tereza de Calcutá.  


·          
·     E vocês, qual deles consideram que vai entrar para a história pela contribuição mais significativa dada à humanidade ?

2 comentários:

  1. Em termos de impactos para a humanidade, é uma comparação difícil. Foi pela mão de Bill Gates que os microcomputadores pessoais se multiplicaram e invadiram nossas casas em uma proporção exponencial, mudando totalmente nosso modo de interagir com o mundo tecnológico e com o conhecimento, pelo fato de terem sido alteradas as formas de LIDAR COM TECNOLOGIA e PROCESSAR CONHECIMENTO (o fato dos computadores terem se popularizado tanto nos lares abriu muitas portas estruturais para as mudanças que a era do conhecimento trouxe. Se havia um potencial, ele foi explorado de forma imensamente maior graças a essa abertura.). Ninguém precisa ganhar essa disputa. Cada um contribuiu a seu modo. Não quero entrar na questão do Windows ser uma “cópia” conceitual do sistema operaiconal da Apple. Nem sobre os apetrechos que o visionário Jobs trouxe ao nosso cotidiano. O fato é que Bill Gates interferiu também grandemente na forma como a humanidade lida com a tecnologia. Ao menos, acelerou isso, criou um terreno propício para tal.

    ResponderExcluir
  2. Com relação à inteligência interpessoal, há também outras mencionadas por Gardner - espiritual e moral, já abordadas dentro das múltiplas inteligências, mas ainda complexas demais para definir de forma científico-teórica... certamente inteligências muito evidentes em Bill Gates. Do que a humanidade vai lembrar mais? Não sei, mas sei o que foi mais importante pra boa parte da humanidade, e o que vai ter efeitos mais perenes e relevantes.

    ResponderExcluir