Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sábado, 25 de agosto de 2012

QI alto sugere uma relação com bipolar



Maníaco-depresivo - Confesiones de una mente bipolar








Maníaco-depressivos - Confissões de uma mente bipolar



Cientistas britânicos afirmam ter provas suficientes para demonstrar uma relação entre QI alto e transtorno bipolar.



Cientistas britânicos sugerem que a maior capacidade intelectual de um indivíduo, o risco de transtorno afetivo bipolar (TAB) é quatro vezes maior.



O estudo britânico


Ao longo da história, tem havido grandes figuras do mundo da música, cinema, televisão, teatro e ciência, cuja capacidade intelectual ou criatividade está associada com a condição de algum tipo de distúrbio emocional. Até agora, os cientistas conseguiram demonstrar que esta hipótese era verdadeira. Mas pesquisadores do Instituto de Psiquiatria do Kings College de Londres e do Karolinska, em Estocolmo, na Suécia, dizem que há uma forte ligação.



A amostra foi composta de 714. 000 pessoas na Suécia, entre as idades de 15 e 16 anos, que discutiu seus testes acadêmicos entre 88 e 97. Também compararam seus resultados acadêmicos com os dos alunos que tiveram os registros de internação em hospitais para o diagnóstico de transtorno bipolar entre as idades de 17 e 31 anos.


O estudo, que foi conduzido pelo Dr. James MacCabe, concluiu que os alunos com notas excelentes mostrou risco 4 vezes maior de TAB na idade adulta, os alunos médios. Enquanto aqueles com pontuações inferiores mostrou duas vezes o risco que as crianças com escores médios.



A incidência de risco é maior em homens que em mulheres, conclui o estudo, publicado no British Journal of Psychiatry (Jornal Britânico de Psiquiatria).



Apesar de encontrar estas evidências, os pesquisadores não têm certeza ou precisão que a causa dessa relação. No entanto, algumas teorias têm sido propostas.



Fatores que explicam a relação entre QI e TAB



Os cientistas explicam que as pessoas com episódios de hipomania guia Experiência, que são períodos de euforia. Acredita-se que, durante estes, os indivíduos tendem a ser mais criativo e capaz de vincular as idéias de forma mais criativa. Além disso, porque eles mostram níveis extraordinários de energia, presume-se, pode manter o foco por muito tempo.



Alta respostas emocionais parecem ser outra explicação no relacionamentoPessoas com transtorno bipolar muitas vezes experimentam sentimentos e emoções mais intensamente, por isso os pesquisadores sugerem que isso poderia ajudar a desenvolver os seus talentos em áreas como música, literatura e arte, que exige grande sensibilidade.



O que é transtorno bipolar ?



O transtorno bipolar também conhecido como psicose maníaco depressiva, é uma condição caracterizada pela oscilação do humor, que se traduz clinicamente em estados de excitação e hipomania, com alternância de episódios de depressão.



Indivíduos com diagnóstico de TAB passar por mudanças radicais de humor, que acontece de ter sentimentos de ambivalência em períodos relativamente curtos de tempo.




Origem e tratamento terapêutico



O distúrbio bipolar tem a sua origem num desequilíbrio electroquímica de neurotransmissores no cérebro, que está ligado à amígdala e no sistema límbico, que são as partes que estão ligados a emoções.



Embora não se sabe exatamente o que faz com que o início, isso ocorre mais frequentemente em pessoas com parentes que sofreram. Ocorre geralmente entre 15 e 25.



O processo terapêutico do TAB incluem a terapia de droga, que utiliza alguns dos estabilizadores de humor seguintes: lítio , valproato e ansiolíticos, tais como as benzodiazepinas.



Manifestação de transtorno bipolar



Os episódios de TAB que são caracterizados pelo aparecimento dos seguintes comportamentos.



Humor muito elevado, o humor também.


Pouca necessidade de sono sem sentir fadiga.


Aumento da energia.


Aumento da auto-estima (exagero de suas habilidades ou competências).


A auto-confiança.


Mais de envolvimento em atividades.


Hiperatividade.



Aqueles listados acima, pode explicar por que os cientistas assumiram que um alto QI está relacionado à doença, embora a pesquisa não é suficiente.



No entanto, a doença ocorre também com episódios fortes de depressão, juntamente com a utilização de álcool e drogas aumenta o risco de suicídio.



Os sintomas apresentados são :



O isolamento social.


Perda de interesse em atividades que antes apreciava.


Perda de auto-estima.


Pensamentos recorrentes sobre morte ou suicídio.


Sentimentos de desesperança ou deficiência.


Inatividade.


Sentimentos de cansaço.


Eletroconvulsoterapia (ECT) é o mais eficaz quando a depressão não é aliviada por medicação.



As chances de sucesso aumentam se a família está envolvida no processo de recuperação do indivíduo, informando sobre a doença, já que nos pacientes em estágio de euforia não procuram ajuda ou são capazes de reconhecer que têm um problema, porque estão "bem "



Personagens da história com TAB e QI alto



Isaac Newton, Edgar Allan Poe, Da Vinci, Vincent Van Gogh, Sigmund Freud, Mozart, Napoleão Bonaparte, Tim Burton, entre outras pessoas importantes, que sofrem da doença. Supõe-se que os transtornos de humor podem ter agido como um gatilho para o florescer da sua criatividade, assim como nos episódios maníacos há aumento da atividade física e mental.



Portanto, estas realizações dão esperança àqueles com TAB mostrando que, embora seja certo que a doença é por vezes incapacitante, porque na maioria das vezes afeta os relacionamentos interpessoais e certas funções intelectuais , como memória, concentração e atenção, o fato de ter TAB não prejudica a capacidade ou a inteligência do indivíduo.



Em seu livro, "A bipolaridade como um presente", Dr. Eduardo Grecco diz, com uma perda de inibições, o maníaco explora todo o seu potencial. Portanto, para aqueles com o transtorno, há uma tremenda oportunidade para levar uma vida bem sucedida

Nenhum comentário:

Postar um comentário