Extraído do site : depenapolis.edunet.sp.gov.br/ed_especial/altas_habilidades.ppt
Da cartilha : “Um olhar para as altas habilidades"
OS ELEMENTOS PARA
ELABORAÇÃO DESSE TIPO DE ENRIQUECIMENTO SÃO:
n
1. o que ensinar e por quê
n
2. quando e onde podem ser obtidos esses ensinamentos
n 3. quem ensina e como
n
4. o quê, como e quando avaliar.
n
Ele pode se dar em duas modalidades:
n
1. Ampliação vertical: restrita a uma área específica,
atinge apenas uma disciplina, que tem seu conteúdo ampliado e aprofundado, para
atender principalmente a pessoa com um talento especifico
n
2. Ampliação horizontal: envolve várias disciplinas
integradas em um projeto.
HÁ OUTRAS MANEIRAS
DE ATENDER ÀS NECESSIDADES DAS PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES
n
Tutorias específicas: Alguém encarregado de auxiliar o aluno em suas
atividades de enriquecimento. Pode ser um professor que se sinta mobilizado
pelo interesse do aluno. Ou podem ser buscadas fora dela, em parcerias com
outras Instituições ou com voluntários.
QUALQUER
PROGRAMAÇÃO DEVE CONSIDERAR...
n
... O que podemos nomear como um tripé: o que eu sei –
o que gosto – o que quero.
n
O que sei: significa apropriar-se de suas habilidades,
realizar aquilo que é capaz.
n
O que gosto: possibilidade de fazer escolhas diante de
tudo que se sabe.
n
O que eu quero: delimitação assertiva de objetivos a
perseguir na direção da realização.
ENRIQUECIMENTO
DO TIPO II
n
Técnicas, materiais instrucionais e métodos para o
desenvolvimento de:
n
habilidades gerais de pensamento criativo, resolução
de problemas e pensamento crítico;
n
processos afetivos: sentir, apreciar, valorizar, respeitar;
n
aprendizagens específicas de “como fazer”: tomar
notas, entrevistar, classificar e analisar dados, tirar conclusões, etc.
n
habilidades avançadas no uso de materiais de
referência: resumos, guias,catálogos, registros, Internet;
n
habilidades de comunicação escrita, oral e visual:
impacto da produção do aluno sobre audiências.
ENRIQUECIMENTO
DO TIPO II
n
Técnicas, materiais instrucionais e métodos para o
desenvolvimento de:
n
habilidades gerais de pensamento criativo, resolução
de problemas e pensamento crítico;
n
processos afetivos: sentir, apreciar, valorizar,
respeitar;
n
aprendizagens específicas de “como fazer”: tomar
notas, entrevistar, classificar e analisar dados, tirar conclusões, etc.
n
habilidades avançadas no uso de materiais de
referência: resumos, guias,catálogos, registros, Internet;
n
habilidades de comunicação escrita, oral e visual:
impacto da produção do aluno sobre audiências.
ENRIQUECIMENTO
DO TIPO III
n
Destacam-se a oportunidade para que o aluno possa:
n
aplicar interesses, conhecimento, idéias criativas e
envolvimento com a tarefa em um problema escolhido pelo próprio aluno;
n
adquirir um conhecimento avançado do conteúdo e
metodologia próprios utilizados dentro de uma disciplina ou área;
n
oportunidade para desenvolver produtos autênticos,
produzindo impacto em uma audiência pré-selecionada;
n
desenvolver habilidades auto-direcionadas nas áreas de
planejamento, organização, utilização de recursos, gerenciamento de tempo,
tomada de decisões e auto-avaliação;
n
desenvolver motivação, autoconfiança e sentimentos de
realização criativa, e habilidade de interagir efetivamente com outras pessoas
em uma área comum de envolvimento.
IMPLEMENTAÇÃO
n Para a implementação do
“Modelo de Enriquecimento Escolar”, em nível institucional, alguns passos devem
ser seguidos, no sentido de buscar a adesão da maioria dos atores escolares e
de facilitar possíveis modificações da estrutura escolar, em termos de grade
horária, projeto político pedagógico, entre outros. São eles:
n
(1) Construção
de consenso entre a equipe de direção e os professores no desenvolvimento do
modelo. Este é um passo importante para a garantia de suporte e apoio
necessários durante todo o processo;
n
(2) Envolvimento
de toda a comunidade escolar na discussão e no planejamento de atividades que
envolvam a implementação do modelo e sua posterior inserção na proposta
pedagógica da escola;
(3) Estabelecimento de metas, prioridades e objetivos a
serem alcançados com a implementação do modelo
n
(4) Formação
da equipe de professores para executar o planejamento estabelecido pela
comunidade escolar, como organização de cronograma de atividades - semanal,
mensal e anual - divulgação das atividades planejadas, agendamento de encontros
para estudo e discussão em grupos de professores, pais e alunos e avaliação do
processo de implementação;
n
(5) Formação
de banco de dados de monitores interessados em orientar projetos dos alunos.
Vale ressaltar que
a proposta explicitada no “Modelo de Enriquecimento Escolar” é bastante
flexível, o que viabiliza a sua adaptação a qualquer realidade escolar e sua
aplicação em qualquer série ou modalidade de ensino, independente do contexto
social
n
Renzulli, Gentry e Reis (2003) sugerem sete passos que
poderão auxiliar na implementação de grupos de enriquecimento.
n
1. Conhecer os interesses dos alunos envolvidos
n
2. Formar um banco de interesses e de possíveis
facilitadores
n
3. Fazer um cronograma de funcionamento de grupos
n
4. Recrutar facilitadores para os grupos de
enriquecimento
n
5. Fornecer orientação para os facilitadores
n
6. Registrar os alunos nos grupos de enriquecimento
n 7. Celebrar o sucesso
n
O aluno com altas habilidades não exige que o
professor seja como ele. Muitos professores pensam que se não souberem
responder tudo o que os alunos perguntam, perdem sua autoridade diante a sala.
n
Ao focalizar uma educação que não seja voltada para a
mera reprodução, mas para a criatividade, professor precisa:
n
1. Usar técnicas e recursos variados no combate à
rotina e à cristalização de procedimentos.
n
2. Variar entre
assuntos especializados, numa abordagem interdisciplinar.
n
3. Ensinar com energia, alegria, disposição.
n
4. Ser um monitor, que suporta, abre caminhos e
caminha junto, e não um professor que pensa que sabe tudo e que tem que ensinar
a quem não sabe nada.
n
Não apenas permitir o erro, mas favorecer seu
acontecimento
n
Trabalhar habilidades pessoais o tempo todo, qualquer
que seja a atividade.
n
Material : Ministério da Educação – Secretaria de
Educação Especial – Projeto Escola Viva – Garantindo o acesso e permanência de
todos os alunos na escola. Identificando e atendendo as necessidades
educacionais especiais dos alunos com altas habilidades/superdotação, 2002
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