Porto : Neuropsicóloga britânica revela como combater bullying nas escolas
Promover
competências sociais em crianças através de Grupos de Amizade de combate ao
'bullying' é o objetivo de um programa cognitivo criado por uma neuropsicóloga
britânica e agora revelado num livro a apresentar este sábado no Porto.
Neuropsicóloga
britânica revela como combater bullying nas escolas Lusa
"Cérebro: A
mente cognitiva social na promoção das competências psicossociais em grupos de
pares" é o título do livro que contém parte da tese de doutoramento de
Débora Elijah, neuropsicóloga e consultora educacional que desenvolveu o
programa em causa e que chegou a implementar na escola Kings Ways Júnior, no
Reino Unido, entre 2008 e 2010.
"O PROSCIG
(Programa Sócio Cognitivo de Intervenção em Grupos de Pares em Redes Sociais)
tem como objetivo promover as competências sociais em crianças dos seis aos 11
anos de idade, sobretudo em crianças de baixas competências psicossociais, no
seio de Grupos de Amizade, e tem como um dos efeitos o combate ao
'bullying'", explicou a autora.
Pensado e
desenvolvido pela autora a partir da sua experiência profissional em países
como Bélgica, Inglaterra, França, Portugal e Israel, o programa permite,
"sobretudo às crianças de baixa competência psicossocial, o
desenvolvimento da assertividade, da comunicação e da confiança",
assinalou.
Através deste
método, defende a autora ser possível promover "o bem-estar dos visados, o
seu ajustamento social", resultando "indiretamente numa melhor
performance escolar e inclusão social".
A autora defende a
implementação do programa em redes escolares onde deverão ser criados os Grupos
de Amizade, com seis elementos, juntando "crianças de baixas habilidades
sócio-cognitivas com crianças de altas habilidades", em sessões de
"uma hora de interação e cooperação social".
"O PROSCIG
pode contribuir para o combate ao 'bullying', quer na ótica preventiva, quer na
ótica repressiva, porque trabalha as competências psicossociais para um bom
relacionamento entre pares", frisou.
Segundo a autora,
"o 'bullying' alimenta-se muitas vezes da fraqueza, da baixa autoestima,
da falta de confiança, das dificuldades de aprendizagem e consequentes
distúrbios emocionais", pelo que "quem desenvolve as suas
competências e as suas habilidades sociais torna-se mais seguro, mais
resistente e mais capaz de se defender".
Assim, e até para
além do combate ao 'bullying', "o objetivo principal [do programa] é
promover a empatia e as competências sociais das crianças para um bem-estar no
seu grupo de pares, na escola e na sociedade, desenvolvendo indiretamente a sua
performance escolar".
Das crianças com
que trabalhou em vários países, diz que "todas tinham em comum não apenas
baixas competências psicossociais, mas também uma crença muito forte de que se
iriam elevar, de que se iriam superar".
O livro será
apresentado no próximo sábado pelas 21:00 no auditório do Hotel da Música, no
Porto, num ato que contará com intervenções do reitor da Universidade Fernando
Pessoa, onde a tese foi apresentada, e da procuradora do DIAP Maria Clara
Oliveira.
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