Extraído do site : http://www.rondoniaovivo.com/interior/ji-parana/noticia/curso-propoe-enriquecer-curriculo-a-superdotados/134283#.Vbp6tWzJDIU
Curso propõe enriquecer currículo a superdotados (foto tirada do site G1, em 30/07/2.015)
A
Prefeitura de Ji-Paraná (RONDÔNIA), por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed,
Superintendência de Ensino, Gerência de Educação Especial, realiza de hoje,
quarta-feira (29) a sexta-feira (31) a primeira etapa do Curso Altas
Habilidades/Superdotação. O curso tem por objetivo capacitar professores,
orientadores e supervisores para investigar indicadores de altas
habilidades/superdotação e/ou talentos em alunos matriculados na Rede Municipal
de Ensino, com o intuito de identificar, orientar, suplementar e enriquecer o
currículo do aluno superdotado.
A Lei de
Diretrizes e bases da Educação Especial constitui as Altas
Habilidades/Superdotação uma das áreas da Educação Especial a fim de orientar a
atenção necessária a estas crianças.
O Curso
está abordando o referencial teórico, a fundamentação legal, as metodologias e
estratégias pedagógicas que visam o desenvolvimento de alunos com altas
habilidades/superdotação. As formadoras do Curso são a Pedagoga mestra em
ciências da linguagem pela UNIR, especialista em Psicopedagogia pela Faculdade
do Amazonas, Maria Sueli Martins e a Pedagoga especialista em Arte Aplicada a
Educação e em Atendimento Educacional Especializado, Lucimar Ribeiro Rodrigues.
A
professora Maria do Socorro atua na sala de recursos da Escola Estadual
Marechal Rondon em Ji-Paraná, participa da capacitação e já atende alunos com
características de super dotação. "Aplicamos oficinas de robótica para
alunos do 5º ao 9º ano e eles tiveram um aproveitamento maior em várias
disciplinas. A montagem de robôs implica em estudar matemática, interpretação
de texto, ciências e vários outros assuntos de uma só vez", relata.
De acordo
com a organização, a segunda etapa da capacitação vai abordar estratégias para
motivar o aluno e como o professor pode atuar na sala de aula.
"Muitas
crianças superdotadas foram desperdiçadas. Uma criança com hiper habilidades
não será 100% em tudo, mas precisa ter seu perfil entendido e sua habilidade
natural aproveitada da melhor forma", conclui Sueli.
“Este
primeiro momento será de sensibilização na parte de identificação desses
alunos. Como que esses alunos se portam lá na sala de aula junto com outras
crianças. Tem muito mitos atribuídos a esses alunos com altas
habilidades/superdotação e eles passam às vezes como aqueles que não querem nada
com nada, bagunceiros…são vários itens que às vezes podem chamar a atenção e as
habilidades deles passam despercebidas pelos professores, pelos orientadores
das escolas”, explicou Maria Sueli.
Já para a
superintendente de Ensino, Edilaine Alves da Silva Nogueira, representante da
secretária Leiva Custódio Pereira, “essa iniciativa faz parte do compromisso
que temos com os diversos setores da Educação. O aluno especial não é só aquele
que tem dificuldade na aprendizagem, mas também aquele que está acima da média
e precisa estratégias que permitam desenvolver suas habilidades. O município
nunca teve um curso de formação nessa área e esse é o início de um longo
processo de construção do atendimento ao aluno com altas habilidades
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