Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Prefeitura do Rio atende 59 alunos superdotados


A estimativa é de que existam até 19 mil com esse perfil na cidade



Apesar de estudar quase dez horas por dia, Victor Costa não reclama de sua agenda de atividades e dedica atenção especial para matemática, sua matéria favorita - Mônica Imbuzeiro / Agência O Globo


Apesar de estudar quase dez horas por dia, Victor Costa não reclama de sua agenda de atividades e dedica atenção especial para matemática, sua matéria favorita - Mônica Imbuzeiro / Agência O Globo

RIO — O que você quer ser quando crescer? Médico, jogador de futebol e bailarina são algumas das opções que rondam o imaginário infantil quando a pergunta é feita. Victor Costa, de 9 anos, ainda não sabe o que responder, mas tem certeza de uma coisa:

— Quero ir para a melhor universidade do mundo: Harvard. Desde que ouvi sobre ela pela primeira vez pensei ‘preciso ir para essa universidade.

Tamanha obstinação é resultado das horas que dedica aos números, às fórmulas e aos livros. O aluno da Escola Municipal Senador Corrêa, no Flamengo, faz parte de um seleto grupo de estudantes superdotados da rede pública municipal do Rio de Janeiro. Atualmente, 59 alunos com essa característica são atendidos em 400 salas especializadas espalhadas pelas escolas do município do Rio, enquanto pelo menos 60 outros recebem acompanhamento em institutos independentes. Mas o número real de alunos com altas habilidades pode ser muito maior. Estima-se que de 1% a 3% dos 654 mil alunos da rede municipal sejam superdotados, ou seja, o número pode chegar a cerca de 19.600, mas a maioria deles ainda não foi identificada.

Entediado com o conteúdo do 4º ano do ensino fundamental da Senador Corrêa, Victor agradece e parece aliviado com as aulas e exercícios extras que tem no Instituto Lecca, uma organização do terceiro setor, parceira da prefeitura do Rio, que desenvolve acompanhamento e aperfeiçoamento educacional de alunos da rede pública com altas habilidades.

— Eu já sei a matéria, mas tenho que fazer, então, termino rápido. Aqui (no Lecca), aprendo coisas novas, na escola não. Lá só repito o que já aprendi — reclama Victor, que cursa no instituto uma série adiantada, correspondente ao 5º ano do colégio regular.

LEI NÃO SAIU DO PAPEL

A falta de adequação dos alunos superdotados ao ensino oferecido na maioria das escolas públicas e privadas é uma preocupação expressa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que determina que esses estudantes tenham um acompanhamento diferenciado. Mas, segundo especialistas, o que está escrito na legislação até agora não se concretizou em políticas públicas. Para reforçar a questão, na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pretende incluir na Constituição uma cláusula que assegure a educação especializada para alunos com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.


Ana Beatriz Ribeiro foi alfabetizada pelo pai aos 4 anos de idade - Mônica Imbuzeiro / Agência O Globo


— Países que tiveram um desenvolvimento fenomenal nos últimos 30 anos procuram esses alunos porque sabem que eles vão estudar, ser brilhantes e serão o motor do país. Aqui é como se dissessem “no fundo do jardim eu tenho uma mina de diamantes, mas dá muito trabalho ir lá furar, procurar. Deixa a mina lá enterrada”. — critica Maria Clara Sodré, doutora em educação de superdotados pela Universidade de Columbia, EUA. — Isso (ensino diferenciado) é obrigação das escolas municipais, estaduais, federais e particulares. Da mesma maneira que o aluno que apresenta dificuldade de aprendizagem tem o direito roubado quando não está aprendendo, os superdotados são prejudicados quando tudo que é ensinado ele já sabe.

Além da falta de iniciativas de ensino especializado, outra dificuldade é identificar uma criança com esse perfil. A estimativa é de que haja na rede um mar de alunos com altas habilidades “perdidos”.

— Tudo o que ela pegava queria saber o que estava escrito, então, com 4 anos, começou a ler. A gente incentivou, apesar de achar que era muito cedo, e ela acabou sendo alfabetizada pelo pai. Não pensamos que ela podia ter altas habilidades, só achamos que estava se interessando muito cedo — conta Mariza Ribeiro, mãe de Ana Beatriz Ribeiro.

SUPERDOTADO NÃO É SÓ O ‘CDF’

Antes de ser recrutada pelo Lecca, que faz seleção nas escolas de quatro Coordenadorias Regionais de Ensino (CRE) do município — na Zona Sul, na Tijuca, no Centro e na região do Engenho da Rainha e do Complexo da Maré — Ana Beatriz era aluna somente do 5º ano da Escola Municipal Guatemala, no Centro do Rio, onde, até 2014, as professoras da escola contavam apenas com a experiência para identificar os alunos superdotados. No segundo semestre do ano passado, a diretora-adjunta da instituição, Rose Figueiredo, passou por um treinamento oferecido pela prefeitura do Rio, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), para reconhecer alunos com altas habilidades.

— O superdotado pode ter uma alta habilidade em uma coisa específica, por exemplo, em artes, em esportes. As pessoas acabam estereotipando como se o superdotado fosse o “CDF” e não é assim — diz Rose Figueiredo.

De acordo com a professora da UFF e doutora em Educação Cristina Delou, que coordenou o curso para 200 professores de escolas municipais da cidade e chefes de coordenadorias regionais, algumas características comuns podem ser observadas no estudantes com esse perfil:

— O professor tem que ver mais do que o resultado escolar. É preciso levar em consideração a história do aluno, seu comportamento. Eles em geral apresentam rapidez de raciocínio, fácil associação de conhecimentos anteriores com atuais, capacidade amadurecida de julgamento. Além de apreciarem desafios, terem flexibilidade de pensamento e serem criativos.

Para reduzir o gargalo na identificação desses alunos, a secretária de educação do município do Rio, Helena Bomeny, aposta em qualificação de professores.

— Percebemos que os professores precisam de uma formação melhor sobre como reconhecer características de altas habilidades que não são tao óbvias — explica a secretária, acrescentando que o modelo dos Ginásios Experimentais, que estão se expandindo na rede, é um aliado e estimula o potencial desses alunos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário