Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Primeiro no Brasil, Núcleo de Estudos e Práticas em Altas Habilidades/ Superdotação é lançado na UFPR


Primeiro no Brasil, Núcleo de Estudos e Práticas em Altas Habilidades/ Superdotação é lançado na UFPR

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Foto: ACS/ UFPR

Foi lançado, nesta sexta-feira (2), o Núcleo de Estudos e Práticas em Altas Habilidades/ Superdotação (Nephas), um projeto pioneiro e inovador com o objetivo de promover a reflexão, a capacitação e a intervenção na área de altas habilidades e superdotação. A solenidade foi realizada no Gabinete da Reitoria da UFPR.

Resultado de uma parceria entre a UFPR e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com apoio de profissionais da rede básica de ensino, o Nephas é o primeiro centro no Brasil dedicado a estudos nas áreas de altas habilidades e superdotação. No Brasil, estima-se que entre 3 e 5% das pessoas façam parte dessa população.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, comemorou o lançamento do Nephas, e destacou o aspecto inovador do projeto, e a importância de incluir os estudantes superdotados e com altas habilidades nos espaços de educação. “Estamos perdendo cérebros. Eu vi relatos de jovens que não se sentem acolhidos nesse espaço formativo, e é obrigação nossa promover políticas inclusivas”, afirmou. “Esse é um projeto completo que abrange ensino, pesquisa e extensão, que vai além dos nossos muros. É a Universidade relevante, com responsabilidade social, integrada no tecido social”.

Para a coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais da UFPR, Laura Ceretta Moreira, havia uma lacuna em pesquisas e práticas efetivas para a área de superdotação no ensino superior. Diante disso, formou-se um grupo para aprofundar os estudos sobre linguagem, inteligência e criatividade,com foco no jovem adulto. A coordenadora estima que pelo menos 1.500 alunos da UFPR e 1.500 alunos da PUCPR façam parte da população de superdotados e com altas habilidades. Esse número é bastante grande. Vamos trabalhar aos poucos, mas pretendemos atingir o máximo de alunos”, disse.

A professora do Departamento de Psicologia da PUCPR, Elizabeth Carvalho da Veiga, acredita que a parceria entre as Universidades e a troca de experiências vão permitir a identificação do potencial humano e o aproveitamento desse potencial em benefício dos sujeitos e da sociedade. “Os nosso alunos podem vir à UFPR, e os alunos da UFPR podem ir à PUC, para trocar experiências, conteúdo, disciplinas que complementem a formação, projetos que a UFPR esteja desenvolvendo e que a PUC poderia participar, e vice-versa, e juntarmos esses jovens com essa potencialidade exacerbada em termos intelectuais para desenvolver projetos comuns”, explicou.

O reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, considerou o lançamento do Nephas um exemplo de responsabilidade social da Universidade, e ressaltou a importância da parceria entre as instituições de ensino. “Hoje as demandas que a Universidade tem dos diferentes segmentos da sociedade, e também as pesquisas em andamento, exigem o trabalho em rede”, destacou.

A rede municipal de ensino básico em Curitiba atende mais de cem crianças com superdotação e altas habilidades, de acordo com a secretária municipal da Educação, Roberlayne de Oliveira Borges Roballo. “Para nós, para a escola básica, o Núcleo será com certeza um grande apoio. Temos muitos desafios ainda”, afirmou Roberlayne, que relatou que ainda há desafios nas relações entre alunos superdotados com os professores e com os outros alunos.

Também participaram da solenidade de lançamento do Núcleo de Estudos e Práticas em Altas Habilidades/ Superdotação a pró-reitora de Graduação da UFPR, Maria Amélia Sabbag Zainko, e o presidente da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Davi Rodrigues.



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