Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Secretaria de Educação de GOIÁS ministra curso sobre altas habilidades/superdotação

Extraído do site : http://www.goiasagora.go.gov.br/seduce-ministra-curso-sobre-altas-habilidadessuperdotacao/

Formacao-Trindade

Cinquenta e um professores da Subsecretaria Regional de Trindade estão participando de uma formação voltada para o atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação. A capacitação será feita em dez encontros, todas as terças-feiras. Desde o dia 13 deste mês, os docentes estão aprendendo a trabalhar a inclusão deste público nas unidades de ensino da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

O curso tem o objetivo de preparar os professores para acolher e satisfazer as necessidades pedagógicas destes alunos. A formação é realizada pela Gerência de Ensino Especial – Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S). Participam professores dos municípios de Trindade, Abadia de Goiás, Anicuns, Avelinópolis, Guapó e Santa Bárbara.

O curso Fundamentos Teóricos em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva – Altas Habilidades/Superdotação atende a uma demanda observada pelos professores nas escolas de crianças e adolescentes que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade em uma área específica. Os participantes da formação são professores de apoio que auxiliam os colegas na missão de promover uma educação inclusiva.

Mais

A Seduce iniciou, em 1999, um programa de escola inclusiva, que tem entre os objetivos o preparo dos alunos com necessidades especiais para o mercado de trabalho. Além disso, a secretaria desenvolve, desde o início do ano, o Projeto Movimento Anual de Inclusão – Mais Inclusão.


A rede de ensino estadual tem 9 mil alunos com algum tipo de necessidade especial que inclui deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Para dar suporte a este trabalho, o Programa Estadual de Educação para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva (PEEDI) tem um grupo de 40 pessoas que dão apoio aos profissionais da rede de apoio à inclusão das suas regionais. Essa equipe inclui: professores, intérpretes de Libras, instrutores de Libras, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais.

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