Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

domingo, 4 de dezembro de 2016

DIFERENÇA ENTRE READEQUACAO DE SÉRIE POR DATA CORTE E ACELERAÇÃO DE SÉRIE POR SUPERDOTAÇÃO

Apesar de parecer a mesma coisa e muitos pais falarem que seus filhos foram acelerados de série, na prática, não é a mesma coisa. Por isso que muitas pessoas confundem a readequacao de série por data corte com aceleração de série para alunos superdotados.

O aluno que é readequado de série o faz porque nasceu depois da data de corte  (que costuma variar de 31/3 a 30/6, a depender do estado que o aluno nasceu) e por conta disso, a criança que nasceu depois da data de corte acabou sendo classificada uma série abaixo da que poderia ter sido classificada, se tivesse nascido antes da data de corte. A criança que é readequada de série nasceu no mesmo ano de nascimento de muitas crianças de sua série

Na prática, os alunos que são readequados de série terminam o ensino médio com  17 anos. A mesma idade que muitos de seus amigos que nasceram até a data de corte (que pode variar dependendo da cidade para 31/3 ou 30/6). Pode avançar de série na educação infantil e ou entrar precocemente na educação infantil ou até mesmo vir a pular de série no ensino fundamental. Neste caso de readequacao de série por data corte, não há necessidade do aluno ter Superdotação. Basta ter nascido após a data de corte e comprovar a aptidão para cursar a série seguinte.

Muitas vezes, só só consegue a readequacao de série judicialmente. Se este alunos não fossem readequados de série, terminariam o ensino médio com  18 anos. Como advogada, já cuidei de mais de 370 casos de avanço de série por data corte, sendo que a grande maioria de meus cientes/alunos não eram superdotados. E estes alunos ficaram super bem na nova série. Estes alunos readequados de série por data corte vão terminar o ensino médio com 17 anos, mesma idade de muitos de seus colegas de série e terminariam com 18 anos, caso na fossem readequados de série e tivessem avançado um ano.




  • Já os alunos superdotados academicos que são acelerados de série terminam o Ensino médio com 16 anos e estes alunos nasceram um ano ou dois anos antes dos demais alunos de sua série. Faz diferença. E, para se valer da aceleração de série por Superdotação há que ser superdotado, comprovando  a sua superdotação laudo com testagem de QI (QI acima de 130)  e apresentar notório desempenho acadêmicico. 

  1. Parece a mesma coisa, mas não é. Portanto, não confundam readequacao de série por data corte com aceleração de série por Superdotação.

5 comentários:

  1. Em São Paulo (Santana de Parnaíba) é necessário recorrer à justiça para fazer a readequação por data corte? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Meu filho será acelerado no começo de 2017 da prom5para terceira série. Estamos com um pouco de medo em relação a adaptação dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a escola apoiou, e/ou se houve apoio da psicóloga, fique tranquila que vai dar tudo certo. Pode ser que ele estranhe nos dois primeiros meses, mas a tendência é tudo ficar bem e.. não estranhe se ele continuar tendo notas excelentes !

      Excluir