Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sexta-feira, 19 de maio de 2017

II Seminário sobre Altas habilidades/superdotação (AH/SD), das 19h às 21h30 gratuito em RECIFE

 Estudantes com altas habilidades em debate na NABUCO Recife


Vejam que legal este Seminário sobre Altas Habilidades, cujo tema é a Dupla Excepcionalidae e para o qual eu fui convidada para gravar uma saudação.

Achei muito legal o que estão abordando. 




As palestras são gratuitas, abertas ao público e ocorrem no dia 24 de maio
Assessoria de Comunicação 

Por: Fabiana Francelino 15/05/2017 - 16:49 - Atualizado em: 15/05/2017 - 16:50

  Imagem mostra uma criança superdotada

As palestras são gratuitas, abertas ao público e ocorrem no dia 24 de maio


Pessoas com altas habilidades/superdotação são identificadas na pré-escola, no ensino fundamental ou no ensino médio como possuidores de habilidades potenciais ou demonstradas. Elas normalmente evidenciam alta capacidade de execução, em áreas de desempenho intelectual, criativo, acadêmico especifico ou habilidade de liderança.

Com o objetivo de promover debate acerca desse assunto a Coordenação do curso de Pedagogia da Faculdade Joaquim Nabuco, unidade Recife, realiza no próximo dia 24 de maio, o  II Seminário sobre Altas habilidades/superdotação (AH/SD), das 19h às 21h30, no auditório da instituição.

Aberto ao público em geral e com vagas limitadas, a programação promoverá mesas-redondas com renomados profissionais e abordagem dos seguintes temas: “Compreensão do processamento cerebral a partir da Neuropsicologia”, que será explanado pela psicopedagoga e especialista em Psicomotricidade Clínica, Roberta Claro; sobre “Deficiências, TID’S e TDAH como podemos identificar?”, quem lidera é a psicóloga clínica de base psicanalítica, Thiane Araújo; e com relação da “Dupla Excecpcionalidade: o que é isso?”, quem ilustra é o professor de educação especial  PED -REC, Francisco Alexandrino,  com a mediação da professora  Lauriceia Tomaz.

Segundo o professor Francisco Alexandrino, “a Lei 13.234/15 torna nítida a necessidade de identificação, cadastramento e atendimento, na educação básica e na educação superior, de estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD). Desconstruir mitos e apresentar estratégias de atendimento a estudantes com AH/SD foi a nossa proposta na primeira versão do evento em 2016”, explica.

Ele complementa o porquê da discussão com os estudantes. “Nesta edição, abordaremos a dupla necessidade educacional especial, na qual estudantes com deficiência(s), Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e outras condições aparentemente limitadoras do processo da aprendizagem, como o TDAH, podem apresentar comportamento de Altas Habilidades/Superdotação. Será um momento ímpar para refletir sobre as perspectivas da neuropsicologia em consonância com a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”,finaliza.

Os interessados em participar devem se inscrever antes do início das palestras e doar 1kg de alimento não-perecível. A Faculdade Joaquim Nabuco está localizada na Avenida Guararapes, 233, Centro do Recife. Outras informações pelo telefone (81) 2121.5999.






Nenhum comentário:

Postar um comentário